Universidade realiza primeira edição do troféu Liderança Destaque

Em uma noite inédita na universidade, 57 egressos dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da PUC Goiás foram homenageados com o troféu Liderança Destaque 2018, em cerimônia especial realizada na segunda-feira, 10, no auditório da Área 4.

Entre os escolhidos para serem os primeiros representantes de cada um dos cursos na premiação, lideranças políticas, autoridades do judiciário e da esfera militar, professores de biografia invejável, empreendedores top of mind, gestores e outros profissionais de referência. Anualmente, novos serão homenageados.

“Já são mais de 103 mil profissionais formados por esta universidade. Acredito que poucas instituições de ensino superior, no Brasil, atingiram tal marco”, expôs a pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes. “Desses, temos, aqui, 57 homens e mulheres que fizeram e fazem a diferença em seus campos de atuação”, completou.

Entre os egressos, diferentes perfis, contextos, trajetórias, idades. Para o professor Carlos Henrique Silva do Carmo, que foi responsável pelo primeiro mestrado em Ciências Contábeis no Centro-Oeste, o prêmio dá ainda mais fôlego para sua atuação. “Fico muito satisfeito de ser lembrado, como profissional, 20 anos após me formar nesta casa. É um reconhecimento que traz, também, responsabilidade, faz com que a gente pense bem mais ao fazer o nosso trabalho, por sermos vistos como referência”, disse.

Muito aplaudida na cerimônia, a empresária Mariana Perdomo destacou a passagem pelo curso de Gastronomia como um divisor de águas em sua vida profissional. “Passou um filme na minha cabeça de como cheguei aqui e cresci desde então, a universidade foi fundamental para isso”, lembrou. Vindo para Goiânia por conta dos estudos, Mariana acabou se estabelecendo como uma das principais empresárias do ramo da gastronomia na capital.

O decolar

A noite também foi oportunidade para conhecer o rosto do responsável por uma das histórias mais comentadas na universidade nesta década: o comandante Fernando Luiz Costa. Graduado em Ciências Aeronáuticas em 2003, o então jovem comandante reconheceu o reitor Wolmir Amado na entrada da aeronave em uma ponte aérea Rio – São Paulo. A história contada pelo reitor, até então, em palestras e reuniões, é de que o medo inicial de ser a prova viva da aptidão de um egresso deu lugar, no pouso do avião, a um orgulho imenso. “Minha vontade de gritar para todos do avião que ele tinha sido aluno da PUC”, brincou, desde sempre. “Eu contei essa história muitas vezes aos colegas para encorajar os nossos, mas também aos estudantes que entraram, esperando que os voos que alçassem fossem tão vitoriosos quanto esse”, lembrou o reitor.

Escolhido para ser o primeiro egresso do curso a receber o troféu, Fernando agradeceu e pediu, no palco, o direito de réplica. “Toda história tem, ao menos, três versões e a minha é a verdadeira. Com mais medo que ele, estava eu, de perder o meu diploma se algo desse errado”, brincou, arrancando risos e aplausos da plateia.

Uma luz no caminho

Para além de um reconhecimento aos egressos de destaque, a premiação foi pensada para trazer à universidade exemplos aos acadêmicos que ocupam as salas e corredores da instituição. Apontados pelo arcebispo metropolitano de Goiânia e grão-chanceler da universidade, dom Washington, como “luzes que brilham”, os homenageados tiveram defesa similar dada pelo reitor. “É um momento tão especial para todos porque a beleza dessas pessoas é a história percorrida, a biografia. Cada um aqui é uma luz que não ofusca os olhos, mas que ilumina o caminho para os que estão vindo”, frisou o reitor Wolmir Amado.

Aprovado este ano pelo Conselho Universitário, o troféu apontará anualmente egressos de destaque nos 46 cursos de graduação e 11 programas de pós-graduação stricto sensu da PUC Goiás.

Fotos: Ana Paula Abrão