Universidade promove reunião de reconsideração do Prouni

Com um olhar na permanência do acadêmico da universidade, a PUC Goiás realizou nesta quarta-feira, 26, no auditório da Área 4 (Praça Universitária), a semestral reunião de reconsideração do Prouni, com bolsistas oriundos de diversos cursos. Resultante de uma parceria entre as pró-reitorias de Graduação (Prograd), Extensão e Apoio Estudantil (Proex) e Administração (Proad), por meio da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE/Proex) e Coordenação de Filantropia (CF/Proad), o encontro é uma exigência do Programa e, a partir dessa premissa, a universidade desenvolve uma maneira de possibilitar ao bolsista uma reflexão sobre seu desempenho acadêmico.

Na reunião, o coordenador de Assuntos Estudantis, Valterci Vieira, enfatizou que para a manutenção da bolsa é necessário um desempenho acadêmico de 75% (referente à média geral das disciplinas): “é uma oportunidade para que os alunos recebam informações sobre os programas de apoio ao estudante. É uma orientação para eles se organizarem quanto aos estudos e a vida pessoal”, afirmou.

Para incentivar a permanência do aluno, a universidade oferece diversas atividades e programas, entre eles, o Programa Qualidade de Vida Acadêmica, que oferece orientação psicológica e grupos de desenvolvimento de habilidades para comunicação interpessoal e em público, e o Programa de Orientação ao Aluno (Proa) com espaços nas mais diversas áreas da instituição, que possibilita o estudo individual e em grupo, com monitores. Ainda de acordo com o coordenador, pelo fato de a universidade oferecer o sistema de créditos nas disciplinas, a grade curricular fica mais flexível, de forma que o estudante possa conciliar o trabalho (ou o estágio), com a vida acadêmica.

Foco na permanência

A PUC Goiás possui 2600 estudantes com bolsas ativas pelo Prouni. Deste total, 210 foram chamados para a reunião de reconsideração. “O intuito é mostrar ao estudante que ele está em uma universidade que se preocupa com ele. Queremos possibilitar a finalização do curso e a continuidade dos estudos, evitando a evasão”, ressaltou a coordenadora da Filantropia, Wanessa Carvalho.

Para o estudante Diego dos Santos, 25, do curso de Ciências da Computação, o encontro foi uma oportunidade para concluir o curso que escolheu, além de melhorar e abranger conhecimentos.  “Tenho a chance de cursar em uma instituição de nome importante, com ótimos professores. É uma oportunidade para trilhar um caminho profissional e este acompanhamento é muito válido, pois, muitas vezes, o aluno pode estar com um problema que vai além da faculdade. Acredito que a universidade deve realmente estar de olho no aluno”, refletiu.

(Com colaboração da estagiária Larissa Domingos)

 


Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.