Universidade prestigia posse de nova reitoria da Federal de Goiás

A PUC Goiás, parceira da Universidade Federal de Goiás (UFG) no âmbito da pesquisa e da pós-graduação, prestigiou a solenidade de transmissão de cargo de reitor da instituição na noite desta sexta-feira, 12, no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia. O prof. Edward Madureira assumiu a gestão da universidade para o mandato 2018-2021, substituindo o prof. Orlando Afonso Valle Amaral. Ele ocupou o cargo entre os anos de 2006 e 2013.

A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, e sete pró-reitores foram empossados durante a solenidade. Entre eles, a profa. Maisa Miralva da Silva, que assumiu a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunidade Universitária (Procom). Docente da PUC Goiás há 18 anos, ela atua no mestrado em Serviço Social, no qual também é vice-coordenadora.

A pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, profa. Milca Severino, representou a administração superior na solenidade de transmissão de cargo. Ela ressaltou que ambas universidades trabalham pelo desenvolvimento do Estado e que já possuem parcerias voltadas para o desenvolvimento científico e tecnológico goiano.

“A PUC Goiás tem pesquisas integradas, parcerias estabelecidas (com a UFG), e a participação com os pesquisadores no Centro Regional de Tecnologia e Inovação. Essa integração é muito importante porque o nosso objetivo é para o bem comum: alavancar o desenvolvimento do Estado. A população goiana é que sai ganhando com o trabalho entre as duas instituições”, ponderou ela, que foi reitora da UFG entre os anos de 1998 e 2006.

Desafios

Nova gestora da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunidade Universitária (Procom), a profa. Maisa Miralva da Silva destacou o sentimento de alegria em receber a posse do cargo. Ela disse acreditar que a experiência profissional em Serviço Social vai auxiliá-la no trabalho de assistência voltado para os estudantes da universidade.

“Vamos trazer o conhecimento da área do Serviço Social para a política social da UFG, agregar conhecimentos para fazer um diálogo interdisciplinar para o enfrentamento das assimetrias sociais, econômicas, de diversas ordens que existem na sociedade e são reproduzidas na universidade para que possamos enfrentá-las. Mais do que enfrentar, fortalecer os estudantes, seu protagonismo para estabelecer um diálogo qualificado”, definiu.

Reitor da UFG entre os anos de 2006 e 2013, Edward Madureira pontou que o cenário político-econômico no Brasil e a situação da própria universidade, hoje, são diferentes, o que trará novos desafios para a gestão.

“Em 2006, encontrei uma universidade muito menor e menos qualificada da que eu recebo hoje, mas com uma oportunidade de crescimento muito grande, que aconteceu em nossos dois mandatos e no mandato do prof. Orlando. Agora, a UFG tem um orçamento cada vez mais restritivo, mas, por outro lado, está muito qualificada, com um quadro de docentes e técnicos muito prontos para atender às demandas da sociedade. São desafios diferentes e a gente espera trabalhar muito para corresponder a toda expectativa que foi colocada”, afirmou.

Fotos: Weslley Cruz