Universidade prestigia palestras do Fórum de Educação

O último dia do VIII Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás foi pautado pela discussão sobre a regulação da educação superior. O Brasil, de acordo com o MEC, possui mais de 2800 instituições de ensino superior, entre públicas e privadas, e mais de 30 mil cursos de graduação. Esse assunto foi abordado pela diretora de Regulação do Ministério, Patrícia Augusta Vilas Boas, que proferiu palestra aos participantes do evento na manhã desta quinta-feira, 27, no auditório do Creci-Goiás. Ela abordou sobre a estrutura regimental da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), principais atribuições e bases legais da regulação, entre outras questões.

“Quando as instituições têm conhecimento das regras, nós trabalhamos com um conceito de bônus regulatório. É um estímulo para que as universidades possam buscar conceitos institucionais mais elevados. Hoje uma instituição que recebe o conceito 3 tem algumas possibilidades de aumento de vagas por autonomia, criação de cursos, dispensa de visitas em alguns atos, mas uma universidade que tem nota 4 ou 5, por exemplo, recebe bem mais”, pontuou. A Seres é o órgão responsável no Ministério pelos processos de credenciamento e autorização de cursos de graduação no País, com o objetivo de induzir a elevação da qualidade do ensino.

A palestra foi prestigiada por membros da Reitoria, gestores de unidades acadêmicas e professores da PUC Goiás. Para o reitor da universidade, Wolmir Amado, o Fórum é uma oportunidade para as IES compreenderem os rumos da educação, buscando discussões conjuntamente.

“Visamos a qualidade e um trabalho integrado, uma causa e missão comum. A educação não se faz aleatoriamente, há, claro, toda uma regulação que visa formar parâmetros muito claros sobre o jeito que se estrutura o sistema educacional. E é isso que estamos procurando junto ao MEC, não só compreender, como também contribuir, sugerir, ver formas de encaminhamento, reposicionar a educação no estado e contribuir com um conjunto de outros educadores de todo País”, refletiu o reitor.

Fotos: Weslley Cruz