Universidade prestigia lançamento do Calendário Cultural 2019

O Calendário Cultural 2019 foi oficialmente apresentado à comunidade goianiense na manhã desta quarta-feira, 20, pela Secretaria Municipal de Cultura, no Paço Municipal. O evento foi prestigiado pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende, reitores, autoridades do meio político, representantes de secretarias, conselhos, academias literárias, artistas e entidades ligadas à área cultura do município e do estado. A PUC Goiás, que é parceira no Projeto Goiânia em Prosa e Verso, lançamento público com centenas de obras de autores consagrados e iniciantes, foi representada pelo reitor da instituição, Wolmir Amado, que fez uma reflexão sobre a relevância do incentivo à cultura.

“A PUC sempre esteve junto dos eventos culturais da cidade, ela se sente inserida e muito honrada por participar deste importante acontecimento. Temos, sobretudo, eventos importantes, como exposições artísticas, lançamentos de obras e também, claro, todas as suas manifestações culturais. Alimentar-se de cultura é alimentar-se da própria vida e da identidade de um povo, que se tece e se constrói ao longo da história”, refletiu o gestor da universidade.

O secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, declarou que, nos últimos dois anos, o governo municipal investiu em mais de 450 projetos que contemplam todas as áreas da cultura. Em discurso, ele ressaltou a valorização da cultura como representação do espírito democrático, fruto de uma visão contemporânea na qual a área cultural é tratada em igualdade com as demais. “A prefeitura está financiando atividades em todas as áreas e lança seu calendário para 2019 com atividades diárias, semanais, mensais e anuais para que a população possa usufruir daquilo que é produzido por nossa gente”, afirmou o secretário.

Para este ano, estão confirmados os grandes eventos culturais e atividades que movimentam a capital como Goiânia Canto de Ouro, Sons do Mercado, Arraial de Goiânia, Chorinho do Grande Hotel, apresentações da orquestra sinfônica, Lei de Incentivo, atividades do Centro Livre de Artes, entre outros. Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Goiânia.

Fotos: Weslley Cruz