Universidade participa do VIII Fórum de Educação Superior

A PUC Goiás participou da solenidade de abertura do VIII Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 26, no auditório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci–GO). De iniciativa do Sindicato das Entidades Mantenedoras da Educação Superior do Estado de Goiás (Semesg), o evento discutiu sobre o reflexo das mudanças do financiamento e avaliação na educação superior no Brasil. Diversos gestores e docentes da instituição participaram das discussões do Fórum, que contou com conferência magna da presidente do Inep, Maria Inês Fini. Na ocasião, a gestora trouxe aos presentes uma abordagem dos aspectos estruturais da avaliação do ensino superior, além dos principais desafios e perspectivas para o futuro.

De acordo com a vice-reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, o evento é uma oportunidade de formação para os gestores da universidade: “esse diálogo do MEC com outras instituições mobiliza todos os líderes da educação superior para que tenhamos uma assertividade cada vez maior nas políticas institucionais. Assim podemos somar esforços para que tenhamos uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade, a partir de uma formação integral. Nós almejamos a inclusão, a permanência e a conclusão com qualidade e isso preside o espírito deste Fórum”, refletiu. O reitor  da PUC Goiás, Wolmir Amado, prestigiou a solenidade, representando, também, os reitores das universidades de Goiás e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub).

Durante a conferência de abertura, a presidente do Inep trouxe uma avaliação sobre a educação brasileira. “Nós focamos muito no ensino superior e pouco na educação básica e estamos agora revertendo isso para termos um equilíbrio não só em termos de financiamento, mas também das reformas que serão necessárias”, pontuou Maria Inês. O evento também incentivou a discussão sobre outras temáticas ao longo do dia, entre elas, o marco regulatório do ensino à distância, a operacionalização do Fies e a avaliação da educação superior.

Fotos:Weslley Cruz