PUC Goiás participa do Dia C da Ciência

Mobilização nacional destinada à divulgação da pesquisa científica e seu respectivo impacto na sociedade, a cerimônia do Dia C da Ciência ocorreu em dois momentos na manhã desta quarta-feira, 25, integrada à programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Primeiramente, reuniu docentes, pesquisadores, gestores e alunos no Instituto de Educação de Goiás (IEG) e, em seguida, os presentes participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, onde também estão expostas pesquisas de mestrados e doutorados financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (Fapeg).

Coordenadora nacional do evento, a profa. Maria Clorinda Soares Fioravant, destacou que a ciência é responsável pela mudança de vida das pessoas e do próprio Estado. As instituições promotoras da mobilização – colegiado de pró-reitores de pesquisa e inovação das instituições federais e Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – junto às universidades goianas têm o objetivo de sensibilizar a sociedade para a ausência de recursos na área de ciência e tecnologia.

“Foi encaminhado um documento para a Câmara dos Deputados e para o Senado. Nele, 80 instituições assinam dizendo que esses cortes estão inviabilizando a ciência no País. Um abaixo assinado com mais de 80 mil assinaturas mostra aos nossos parlamentares que ciência nunca foi despesa, é investimento”, informou.

A PUC Goiás aderiu ao movimento por meio da veiculação de vídeos na PUC TV e redes sociais, que divulgam a pesquisa feita na universidade, além de participar da exposição com 38 pesquisas desenvolvidas por alunos dos cursos de mestrado e doutorado e seus respectivos orientadores. Reitoria e docentes da universidade também prestigiaram as solenidades do evento. Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC, a profa. Milca Severino pontuou a participação da comunidade universitária, como também esclarecer ao cidadão sobre a relevância da ciência na vida das pessoas.

“Ela interfere não somente na qualidade de vida,  mas nas possibilidades que todos têm de acesso à tecnologia, remédios, uma educação de qualidade, já que há várias metodologias de formação nas diversas áreas do conhecimento. A ciência gera riqueza e um povo livre e soberano investe em pesquisa. O poder público tem essa responsabilidade”, afirmou a pró-reitora.

Presidente da Fapeg, Maira Zaira Turchi, informou que a Fundação lançará novos editais, além de manter programas para a formação de recursos humanos qualificados. Ela também fez uma alusão aos trabalhos expostos na Assembleia. “São pesquisas altamente qualificadas e importantes para o desenvolvimento da ciência e das demais instituições de Goiás. Uma pequena amostra deste universo altamente importante, que é o desenvolvimento da ciência nas universidades, em especial, à PUC pelo crescimento na pós-graduação e pesquisa”, declarou.

Divulgação do conhecimento
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Goiás, Maria Paula Miranda é uma das expositoras que participam do Dia C da Ciência. Ela apresentou um estudo que visa demonstrar dados quantitativos sobre mães de crianças com transtorno do espectro autista, que utilizam os serviços públicos do estado. A pesquisa é uma extensão do seu trabalho de conclusão de curso, sob um novo enfoque no formato qualitativo que uma pós-graduação exige: “vejo a importância da gente levar essas informações para a comunidade, para os órgãos, de forma que possamos conseguir promover um atendimento e uma orientação de qualidade, além de favorecer o desenvolvimento dessas crianças e  famílias”, avaliou.

A audiência pública na Assembleia foi presidida pelo diretor administrativo da casa, Joel Santana, que destacou a relevância do Dia C da Ciência, além da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “ Estamos de portas abertas para divulgar todos os eventos e trabalharmos para que os investimentos em pesquisas em Goiás sejam mantidos em parcerias com as quais a Assembleia já aprovou com recursos da Fapeg”, declarou.

Fotos: Weslley Cruz