Universidade participa do Bem Estar Global

Para médicos em formação, o contato direto com a comunidade é um fator decisivo em direção ao atendimento humanizado. Por conta disso, a participação em eventos de forte apelo popular é vista como uma experiência rica de aprendizado. Nesta sexta-feira, 11, estudantes e professores do curso de Medicina da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da PUC Goiás participaram da edição goianiense do Bem Estar Global, na Praça Cívica.

O evento reuniu, durante toda a manhã, atendimentos e orientações em diferentes áreas da saúde, além de atrações culturais, com transmissão ao vivo pelo programa nacional Bem Estar, da Rede Globo de Televisão.

Entre as equipes médicas, acadêmicos e docentes ligados à Liga Acadêmica de Imunologia e Alergia (Laia). Para a professora Lorena Paula Ribeiro, que também ocupa cargo de presidência na Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) – Regional Goiás, a presença da universidade potencializa os atendimentos, ampliando as chances de sucesso, enquanto humaniza a formação dos futuros profissionais. “Temos uma demanda muito grande de atendimentos em um evento como este, e eles têm uma facilidade para falar com o público. Para nós, isso ajuda muito e, para eles, é uma prática também importante”, pontua.

“É um espaço de escuta. Neste primeiro momento, focamos na promoção da saúde a partir de um assunto que já dominamos, mas muitas coisas surgem a partir das conversas, do que as pessoas compartilham”, explica Pedro Henrique, 20. “Somos médicos em formação e aqui temos mais essa oportunidade contato com a prática mesmo”, frisa sua colega, Cristen Laureano, 20. Ambos cursam o segundo módulo da graduação.

Professor orientador da Liga, o médico Daniel Strozzi destaca a importância de momentos de inserção na comunidade para a sensibilização dos profissionais da medicina. “A coisa mais importante é a relação médico-paciente. Nesse ponto, isso aqui é um treinamento fantástico”, esclarece. “A medicina existe para mudar a qualidade de vida das pessoas e, para isso, ser sensível é essencial”, explica.

O Bem Estar Global é uma iniciativa social da Globo, em parceria com o Sesi. A edição goianiense foi a terceira realizada no país, este ano. O projeto encontra-se em sua quarta edição.