Universidade participa do 4º Fórum Indústria 4.0

A Agência de Inovação, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e a Incubadora de Empresas da PUC Goiás participam do 4º Fórum Indústria 4.0, que foi aberto na manhã desta quarta-feira, 12, no Teatro Sesi (Setor Santa Genoveva) e continua até o final do dia. A universidade participa do evento juntamente a outras instituições de ensino superior e de pesquisa para orientar e trocar informações com empresários goianos para possíveis parcerias.

A PUC Goiás também integra o Conselho de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, vinculado à Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e, nos últimos anos, tem ações e projetos voltados para o empreendedorismo e inovação. “Estamos vivendo em Goiás e no mundo a ideia do compartilhamento de informações e nesse sentido a PUC tem muito a oferecer aos empresários goianos”, pontuou o coordenador da Agência de Inovação, prof. Antônio Bandeira.

O coordenador do NIT, prof. Marcos Lajovic, destacou o papel do Núcleo ao auxiliar na proteção da propriedade intelectual, além de fazer um contato entre os empresários e os pesquisadores da universidade. Entre os serviços prestados, ganham destaque pedido de proteção de patente e registro de marca.

“É quase que uma obrigação das empresas de inserir inovação e tecnologia. Com a Revolução 4.0, existe uma necessidade muito grande de inserir uma robótica nas linhas de produção industrial, uma personalização em massa dos produtos e para poder fazer isso é preciso pegar o conhecimento da academia. Há uma falta de recursos humanos no mercado para trabalhar com as novas tecnologias e nós auxiliamos na formação desse pessoal com as inovações que são criadas dentro das empresas”, declarou.

Fotos: Wagmar Alves