Universidade participa de oficina de defensores dos direitos humanos

O Projeto Sementes de Proteção de Goiás apresenta a Oficina Estadual de Proteção Popular de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos. O projeto é uma iniciativa da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Organização WEWORLD, Associação Brasileira de Ongs (ABONG) e cofinanciada pela União Europeia

A Oficina foi realizada entre os dias 12,13 e 14 de agosto, no Hotel Serras de Goyas. O evento busca dar continuidade às ações do Projeto Sementes de Proteção, iniciado em 2021 a partir da realização de reuniões virtuais que culminaram no Encontro Nacional de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, realizado entre os dias 17 e 19 de maio no Centro Cultural Missionário, em Brasília.

As oficinas formativas serão realizadas em todos os estados brasileiros, procurando elaborar estratégias e ações para garantir a defesa dos Direitos Humanos e a proteção dos defensores e defensoras de Direitos Humanos frente às violações de direitos latentes na sociedade atual.

Em Goiás será realizada a primeira atividade, de forma presencial, onde participam 13 entidades. A PUC Goiás por meio do Programa de Direitos Humanos, da Coordenação de Extensão (CDEX), e da Pró- Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX), é uma das parceiras do evento.

A professora Patrícia Loures, do Programa de Direitos Humanos (PDH/PUC Goiás), e coordenadora do Programa de Educação e Cidadania (PEC/PUC GOIÁS), participou juntamente com representações das diversas entidades, da elaboração, efetivação das atividades realizadas até o momento, e como uma das relatoras do encontro formativo. As ações já realizadas podem ser acompanhadas via site do projeto https://sementesdeprotecao.org.br/

(Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom)