Universidade participa de iniciativa pioneira de combate às drogas em Goiás

Uma causa coletiva para atuar no controle e combate às drogas no estado goiano, com foco na capacitação do Poder Legislativo e demais agentes multiplicadores que possam atuar na promoção do bem comum. Esse é o contexto do acordo de cooperação técnica firmado entre PUC Goiás, Ministério Público Estadual, Associação de Câmaras Municipais e Vereadores de Goiás e o Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed).

A oficialização da parceria ocorreu na manhã desta sexta-feira, 9, na Sala de Reuniões da Reitoria(Área 4) da universidade, com a presença de gestores, docentes e representantes das instituições envolvidas no projeto. O trabalho visa capacitar e proporcionar uma formação qualificada para vereadores, conselheiros, agentes de saúde e pessoas da sociedade civil comprometidas com a melhoria da qualidade de vida da população nos municípios de Goiás.

Por meio do acordo, a PUC Goiás oferecerá cursos a distância, na modalidade semipresencial, de forma a colaborar para a qualificação das leis municipais, como também na fiscalização do Poder Executivo nas políticas públicas sobre álcool e outras drogas. No âmbito institucional, a formação será ministrada por docentes vinculados ao Programa Em Nome da Vida (PNV), que realiza um trabalho extensionista de combate às drogas desde 2001, com iniciativas pioneiras nessa área.

A parceria surgiu de uma demanda do vereador do município de Ipameri (GO), Ricardo de Oliveira, também presidente da Associação de Vereadores de Goiás, que procurou a PUC Goiás no início deste ano, para propor um projeto efetivo de enfrentamento às drogas. A proposta foi acolhida pela Reitoria da universidade e pelas instituições parceiras, potencializando o alcance e a repercussão do projeto inicial.

“Muito mais que uma política sobre drogas, queremos chegar às políticas públicas nos municípios para estruturar as nossas famílias. Nós, que somos os agentes políticos mais próximos do povo, queremos orientar as pessoas, sendo capacitados pela universidade e pelo Ministério Público”, informou.

Como explica a coordenadora do PNV, profa. Iracema de Carvalho, a luta no enfrentamento da situação de drogas na sociedade suscita uma frente de formação de pessoas para lidarem melhor com essa problemática no cotidiano. Durante um tempo, o Programa trabalhou com a formação de professores das redes estadual e municipal de ensino, e agora, foca também em outros agentes multiplicadores, para que eles consigam compreender melhor o tema das drogas e sua relação com a violência e outros empecilhos para o desenvolvimento da sociedade.

Também prestigiou a reunião, o procurador geral do Ministério Público de Goiás, Benedito Torres Neto, que destacou algumas iniciativas do MPGO em relação ao tema, entre elas, o Programa Interação, que envolve diversos promotores de Justiça, congregando experiências de pioneirismo internacional. “Precisamos enfrentar o problema de maneira científica e organizada, então acreditamos que terá um resultado excepcional ao longo dos anos. É importante continuar esse trabalho na área da prevenção das drogas, da repressão, além da questão da saúde daqueles que estão envolvidos nessa situação como um todo”, refletiu o promotor.

A diretora geral do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed), Ivânia Alves Fernandes, também incentivou o projeto, destacando o esforço coletivo para amenizar os problemas causados pelo uso abusivo do álcool e drogas ilícitas. “É uma oportunidade ímpar e um programa inédito no nosso país, de proporcionar ao legislativo uma compreensão do seu papel e da sua função neste momento que a nação está passando. O curso vai mostrar que precisamos amenizar o problema e sanar esse mal que atinge as famílias, desestrutura os jovens e também os idosos”, refletiu.

A pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil da PUC Goiás, profa. Márcia de Alencar Santana, também analisou a relevância da participação dos vereadores na iniciativa. “Eles são os sujeitos de um dos poderes mais importantes do Brasil que criam as leis. Para elaborar códigos e legislações, precisam de uma formação adequada para isso, então, para nós, é uma grande honra poder contribuir com esses sujeitos tão importantes na nossa sociedade estabelecidos em lugares tão estratégicos. Assim cumprimos nossa missão institucional e, ao mesmo tempo, o nosso papel de dar uma contribuição fundamental para qualificação e formação da política pública brasileira”, complementou.

Fotos: Wagmar Alves