Universidade lança Projeto Identidade para funcionários

Em evento realizado na manhã de sábado, 3, no Centro Pastoral Dom Fernando, a PUC Goiás deu início ao Projeto Identidade que tem como objetivo principal a promoção de ações junto a professores, funcionários e estudantes para o aprofundamento do senso de pertencimento e a assimilação dos princípios, valores, missão e também do plano de desenvolvimento institucional e do projeto educativo da universidade.

Este foi o primeiro de uma série de encontros que serão realizados ao longo do semestre, e reuniu cerca de 200 funcionários contratados a partir de 2014 e também gestores da universidade. O próximo encontro ocorre no dia 24 de setembro, e reunirá professores contratados também a partir de 2014. Depois, serão realizados encontros até que os 1.100 funcionários e 1.550 professores sejam alcançados.

O arcebispo de Goiânia e grãochanceler da PUC Goiásdom Washington Cruz, foi quem abriu o evento compartilhando que sempre desejou que o Projeto Identidade PUC fosse realizado na universidade, à exemplo do que ocorre em outras PUCs.

Ressaltando que o trabalho de todos os funcionários deve ser visto como uma missão, dom Washington propôs uma reflexão sobre a responsabilidade de cada um em dar o bom exemplo e levar consigo os valores da instituição.

“Cada um de nós é responsável pela identidade cristã e pelo bom testemunho da Universidade. Se desejamos que o mundo seja melhor, devemos começar pela Universidade porque é nela que atuamos e que permanecemos a maior parte do tempo de nossas vidas”, afirma o arcebispo.

Todos são educadores

Em sua fala aos funcionários, o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, lembrou que todos – independente da função que exercem – são educadores, trabalham para o bem comum que é a educação.

De acordo com o reitor, é preciso ter essa visão global para que se entenda e se valorize todos aqueles que estão envolvidos, e também para que todos desempenhem suas funções da melhor maneira possível e para que possam se orgulhar de cumprir a missão educadora da universidade.

160903 - sou puc - wc (57)“É importante dizer que não são indivíduos, é uma comunidade que junta educa. O trabalho de quem varre o pátio, de quem realiza transporte, de quem está em uma secretaria ou no jornalismo, sem distinção, todos estão ali para educar. A Universidade selecionou pessoas para conduzir a missão global que é a de educar” explica o reitor, que complementa dizendo que separar um dia para que funcionários estejam juntos em um mesmo espaço de convivência e reflexão é muito importante e “demonstra o DNA da PUC Goiás enquanto comunidade”.

Outro aspecto ressaltado pelo reitor foi a importância de todos juntos receberem a reflexão proposta pelo grãochanceler da PUC Goiásdom Washington Cruz. ” São nesses momentos de comunhão que todos nós recebemos a mensagem do grão-chanceler, é uma importante orientação para todos nós sobre a missão e os caminhos trilhados pela universidade”, afirma Wolmir Amado.

Dentre as atividades realizadas no encontro estão apresentações de informações pontuais relativas à área de recursos humanos e também orientações gerais sobre o funcionamento da universidade, incluindo os benefícios que funcionários têm acesso e as responsabilidades que todos devem ter em relação à  PUC Goiás.

Além do grão-chanceler e o reitor, falaram também a vice-reitora, profa. Olga Ronchi, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, profa. Helenisa Gomes, e o pró-reitor de Administração, prof. Daniel Rodrigues Barbosa.

Para a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, profa. Helenisa Gomes, o evento marca um momento muito importante em que a universidade pode, em comunidade, refletir sobre o presente e trabalhar, em unidade, para a construção do futuro. “Hoje, os gestores da PUC Goiás estão realizando a missão da instituição que é de valorizar a vida em comunidade, destacando a importância do sentimento de pertencimento à universidade, compreendendo que todos nós somos responsáveis pela PUC”, diz ela.

Sou PUC 

Os 200 funcionários que lotaram o auditório compõem uma leva nova de trabalhadores e trabalhadoras da PUC Goiás. Para alguns, recém-contratados, o evento foi uma surpresa agradável justamente por tratar das perspectivas de carreira e crescimento profissional dentro da instituição.

Para o funcionário responsável pela vidraçaria, Rodrigo Andrade, é a primeira vez que vai a um evento como este. Ele acredita que a universidade permite que os funcionários tenham oportunidades de crescimento. De acordo com a fonoaudióloga Tatiane Brito, que é egressa da universidade e se juntou recentemente ao quadro de funcionários, a experiência foi a melhor possível.

“Eu já conhecia a história da universidade, por ser egressa. é preciso valorizar o outro, ter respeito e o que deve prevalecer sempre é o companheirismo e o amor. O que fica é saber que somos uma família aqui”, diz ela, que afirma ter aprendido muito nos momentos de reflexão sobre ética e carreira proporcionados pela palestra da professora e consultora organizacional, Dra. Alessandra Demito Fleury.

Refletir sobre o trabalho que realiza requer maturidade profissional e comprometimento consigo mesmo e com a instituição, explica  a palestrante da manhã, Alessandra Fleury. Segundo ela, realizar atividades como esta é fundamental para que os funcionários sejam levados a refletir sobre questões éticas, criando um grupo coeso e comprometido com a cultura da instituição.


Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.