Universidade lança nova revista científica durante a 3ª JCECEC

A Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC) da PUC Goiás lançou na noite desta sexta-feira, 23, sua primeira revista científica: a A Arithmós. O evento de lançamento contou ainda com mesa-redonda com pesquisadores do evento.

“É um desafio grande, mas ajudará a compor os mecanismos que teremos para estimular a produção científica na nossa comunidade”, frisou o editor, professor Clarimar José Coelho.

A revista agora se insere, como explica o editor, em uma rede de possibilidades para os alunos e professores dos cursos que compõem a escola, completando o ciclo de incentivo científico: um tema desperta o interesse e gera um projeto de pesquisa, o projeto é levado adiante, o resultado preliminar é apresentado na Jornada Científica e o resultado mais elaborado pode ser apresentado por meio de publicação na revista.

A revista não se encerrará na escola, no entanto. “O nosso objetivo é ter, em uma década, relevância nacional e internacional”, afirmou a diretora da ECEC, professora Mírian Gusmão.

Se seus idealizadores visam o compartilhamento de experiências de pesquisadores vindos de todo o país e do exterior para o futuro, não deixaram de trazer para o presente tal referência.

Em formato de mesa-redonda, trouxeram pesquisadores que se destacaram na programação da Jornada Científica para falar aos estudantes sobre ciência e carreira. O momento foi chamado de “Conversa de Botequim” pelos participantes.

Vindo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o professor dr. Jayme Luiz Szwarcfiter relembrou sua caminhada nas últimas seis décadas, desde a formação como engenheiro – um dos únicos cursos oferecidos à época – passando pelo contato inicial com a informática que nascia, até o momento atual.

“Eu trabalho com computação desde os anos 1960, desde o comecinho. Fiz Engenharia porque não existia nem disciplina de computação, quem dirá curso”, brinca.

A conversa seguiu com os pesquisadores Josiel Freitas Carvalho (UFG) e Eduardo Virgílio Rodrigues da Cunha, com mediação do professor Sibelius Lellis (PUC Goiás).

Fotos: Ana Paula Abrão