Universidade lança nova revista científica durante a 3ª JCECEC

A Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC) da PUC Goiás lançou na noite desta sexta-feira, 23, sua primeira revista científica: a A Arithmós. O evento de lançamento contou ainda com mesa-redonda com pesquisadores do evento.

“É um desafio grande, mas ajudará a compor os mecanismos que teremos para estimular a produção científica na nossa comunidade”, frisou o editor, professor Clarimar José Coelho.

A revista agora se insere, como explica o editor, em uma rede de possibilidades para os alunos e professores dos cursos que compõem a escola, completando o ciclo de incentivo científico: um tema desperta o interesse e gera um projeto de pesquisa, o projeto é levado adiante, o resultado preliminar é apresentado na Jornada Científica e o resultado mais elaborado pode ser apresentado por meio de publicação na revista.

A revista não se encerrará na escola, no entanto. “O nosso objetivo é ter, em uma década, relevância nacional e internacional”, afirmou a diretora da ECEC, professora Mírian Gusmão.

Compartilhamento

Se seus idealizadores visam o compartilhamento de experiências de pesquisadores vindos de todo o país e do exterior para o futuro, não deixaram de trazer para o presente tal referência.

Em formato de mesa-redonda, trouxeram pesquisadores que se destacaram na programação da Jornada Científica para falar aos estudantes sobre ciência e carreira. O momento foi chamado de “Conversa de Botequim” pelos participantes.

Vindo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o professor dr. Jayme Luiz Szwarcfiter relembrou sua caminhada nas últimas seis décadas, desde a formação como engenheiro – um dos únicos cursos oferecidos à época – passando pelo contato inicial com a informática que nascia, até o momento atual.

“Eu trabalho com computação desde os anos 1960, desde o comecinho. Fiz Engenharia porque não existia nem disciplina de computação, quem dirá curso”, brinca.

A conversa seguiu com os pesquisadores Josiel Freitas Carvalho (UFG) e Eduardo Virgílio Rodrigues da Cunha, com mediação do professor Sibelius Lellis (PUC Goiás).

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.