Universidade inicia projeto de mentoria com calouros

Uma novidade está sendo apresentada aos acadêmicos nesta edição da Calourada: o projeto Sou PUC – Acolhida, que prevê uma mudança na estrutura de acolhimento da universidade, baseada na ideia de mentoria. O projeto foi apresentado aos calouros pela primeira vez nesta quinta-feira, 31.

“É um projeto que já existe para colaboradores da universidade e que agora será trabalhado com os acadêmicos ingressantes. Existe o desejo que ele se amplie, depois, para todas as etapas do curso”, explica o professor Marcos Antônio Ribeiro Moraes, membro do Programa em Nome da Vida (PNV) e representante do projeto, que está ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex).

Inicialmente, o projeto será implantado nas escolas de Ciências Exatas e da Computação (ECEC), de Comunicação (ECOM) e de Formação de Professores e Humanidades (EFPH). A partir da colaboração de professores orientadores e de veteranos mediadores, os novos alunos serão acompanhados visando potencializar a vivência desses alunos ao longo do curso. “Muitas universidades se espelham nesse modelo de mentoria. O mentor é alguém que sinaliza oportunidades, caminhos, a partir de sua própria vivência e experiência. É uma referência”, explica o professor.

Após um primeiro período de treinamento com orientadores e mediadores, o projeto tem sido apresentado aos alunos de cada escola participante e deverá ser ampliado.

Encontro com professores

As apresentações continuaram nesta sexta-feira, 1º, no auditório da EFPH (foto) com a participação do coordenador de Extensão, prof. Leônidas Albano, que fez uma explanação sobre projeto ao corpo docente e, posteriormente, mediou a palestra proferida pela pós-doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Barcelona e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Goiás, profa. Daniela Zanini. Ela discorreu sobre os desafios da vida universitária, alarmou sobre as situações de violência vivenciada pelos estudantes e sugeriu caminhos para os professores lidarem com essa realidade no exercício da docência.