Universidade inicia preparatório gratuito para o Enem

A Escola de Formação da Juventude (EFJ) da PUC Goiás iniciou na tarde desta segunda-feira, 11, a primeira versão do curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na sede da escola, na Região Leste de Goiânia. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Dom Fernando (IDF), responsável pela unidade, e as Escolas de Formação de Professores e Humanidades, de Ciências Agrárias e Biológicas e de Ciências Exatas e da Computação da universidade.

“O projeto já vem sendo pensado há pelo menos cinco anos, com a vontade de tentar ajudar na preparação desses jovens”, explica o coordenador da escola, Rodrigo Fideles Mohn. Participam da iniciativa, professores e monitores voluntários dos cursos de licenciatura da universidade. A participação de voluntários de cursos como Direito e de programas de extensão da instituição também estão previstas.

Com aulas de segunda à sexta, sempre à tarde, até o final de outubro, a iniciativa já conta com 17 alunos inscritos, mas as matrículas continuam abertas gratuitamente. É preciso ser aluno do terceiro ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio para praticipar. As aulas incluem a discussão de temas transversais e disciplinas como Redação, Língua Portuguesa, Física, História, Matemática, Química e Filosofia.

Participação

Wayla Cirqueira, 18, concluiu o Ensino Médio no ano passado. Focada no Enem para concorrer a uma vaga no curso de Psicologia, em Goiânia, a estudante viu no preparatório uma oportunidade a mais. “Leio bastante em casa, revisito provas anteriores e utilizo bastante a internet para estudar, mas o curso pode ser um aprendizado a mais”, explica. A jovem ficou sabendo da oportunidade graças à tia e tem como foco principal os exercícios de Redação.

Monitor da disciplina, Marcos Vinícius Guedes, 23, sabe a responsabilidade que carrega. Atualmente no quarto período, ele está em sala de aula desde o segundo, por conta do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). “A redação é uma das coisas que eles mais têm dificuldade”, adianta. Como metodologia, o monitor trabalhará a construção de textos a partir da vivência dos alunos, como forma de incentivo. “O Enem mesmo já é assim. Os temas passam por questões como a violência contra a mulher, a publicidade, entre outras temáticas que tem relação direta ao dia a dia deles. Todo mundo pode fazer alguma relação”, assegura. Por costume, o jovem participa da prova anualmente, desde 2013. “Todo tema de redação é como um desafio”.

Quem também tem o costume de participar anualmente do exame é o monitor de Física Bruno Hoffmann, 18. Para as aulas no preparatório, o monitor prestou atenção especial em provas anteriores e apostará forte na interdisciplinaridade para aproximar a física do cotidiano dos alunos. “Vamos tentar ligar as nossas aulas, como a relação com a redação, por exemplo”. Para dar aula no curso, o jovem percorre mais de 30 quilômetros. O esforço, diz, é baseado na vontade de ajudar a transformar por meio da educação. “Vejo pessoas pouco interessadas no Ensino Superior e acredito que a crise que estamos vivendo seja, em parte, reflexo disso. Estou tentando incentivar eles. Como disse hoje (para a turma): por mais que eu saiba pouco, é melhor saber pouco que não saber nada”, considera.

Questão de contexto

Ao longo da semana, os alunos terão acesso a discussões atuais para a ampliação de conceitos. A disciplina, chamada Temas Transversais, irá receber professores e voluntários de diversos cursos. Nesta terça-feira, a primeira discussão terá como tema Refugiados e Direitos Humanos, com a participação da professora Aline Borghi, membro do Programa de Direitos Humanos da PUC Goiás. Professores de Filosofia, Sociologia, Direito e de outros programas e projetos de extensão também devem participar das próximas discussões.

O curso

O preparatório ainda recebe inscrições nas próximas semanas. Para participar, é necessário ser aluno de escola pública da Região Leste e estar no último ano ou ter concluído o Ensino Médio. A iniciativa é gratuita. Informações na Escola de Formação da Juventude: (62) 3208-3232.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.