Universidade inicia implantação de usina fotovoltaica em todos os câmpus

A PUC Goiás iniciou, nesta semana, a implantação do sistema de energia fotovoltaica em todos os câmpus da universidade. Um total de 10 usinas está em processo de instalação nas Áreas 2,3,4, 5 e 6 (Setor Universitário); no Câmpus II (Jardim Mariliza) e Câmpus V (Jardim Goiás).

De acordo com o pró-reitor de Administração, prof. Daniel Barbosa, a universidade terá uma capacidade de geração na ponta de quase 2 MW (megawatts) de energia, montante que irá suprir a necessidade energética da instituição.

“Além da economia, temos também um objetivo ambiental, já que a energia fotovoltaica é gerada de uma fonte limpa, a luz solar, que é abundante na nossa região e a incidência dela sobre as placas gera energia sem causar qualquer dano ou trauma ao meio ambiente”, explicou.

Dois sistemas de implantação

O pró-reitor também informou que além deste sistema de implantação das placas fotovoltaicas nas áreas, bancado pela própria universidade, existe um sistema já instalado pela Equatorial Energia na Área 1 (Setor Universitário), cuja ligação será realizada em breve pela empresa energética com previsão de funcionamento para o final do ano.

Já as outras 10 usinas devem entrar em operação até abril de 2024, gerando energia para toda rede.

De acordo com a Pró-Reitoria de Administração (Proad), o consumo de energia elétrica anual da instituição é em torno de R$3 milhões e o investimento total para implantação da usina fotovoltaica será de R$ 6 milhões. “A expectativa é recuperar o investimento realizado em dois anos e meio, ocasionando em uma economia na conta de energia: a geração que fazemos compensa o que recebemos”, concluiu o pró-reitor.

Foto: Arquivo Proad