Instituição inaugura lago no Câmpus II

A Jornada da Cidadania marcou a entrega de um novo espaço de convivência no Câmpus II da PUC Goiás. A universidade inaugurou na tarde desta sexta-feira, 25, o Lago São Francisco, localizado em frente ao Parque da Criança e da Praça Dom Washington. Na solenidade, que reuniu gestores e funcionários docentes e administrativos, sete colaboradores das áreas de obras e jardinagem que participaram da execução do projeto foram homenageados.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, ressaltou o papel da obra para a beleza e para a integração das pessoas que circulam pelo local. “São Francisco é o padroeiro do meio-ambiente e aqui está em casa”, afirmou, referindo-se aos cursos abrigados no Câmpus II, que abrangem as áreas de Ciências Agrárias e Biológicas.

Revestido com pedra tapiocanga, o lago tem ao fundo a identificação tridimensional da universidade feita em concreto e é povoado por peixes das espécies carpa, cascudo e japonês.

Uma imagem de São Francisco de Assis, protetor dos animais, recebe os visitantes que chegam ao local por meio da trilha, que recebeu mudas de sete tipos de rosas, como explica o arquiteto Vinícius Marques de Paula, um dos homenageados durante a solenidade.

Além dele, receberam certificados de honra ao mérito Edvaldo José dos Santos, Jurandir de Souza, Joaquim Luiz da Silva, Manoel Geraldo de Souza, Nivaldo Cardoso Pereira e Ramon Siqueira Pereira.

O reitor explicou que a homenagem visa reconhecer o empenho dos funcionários. “No nosso trabalho, deixamos também um pouco da gente. O compromisso, o amor que vocês colocaram nessa obra faz a diferença”, enalteceu.

O arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, abençoou o Lago são Francisco e os condecorados. Ao final, os presentes parabenizaram o grão-chanceler da PUC Goiás pelo seu aniversário.

Programação

A Jornada da Cidadania segue até sábado, 26, com serviços e atividades gratuitos no Câmpus II da PUC Goiás, no Jardim Mariliza. Com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários administrativos – a universidade e seus parceiros recebem o público e mobilizam nas diversas Estações, além de participar ativamente da Feira da Solidariedade e dos Jogos Universitários.

Histórico

Criada em 2005, como Semana de Cultura e Cidadania, as 12 primeiras edições de evento ocorreram na Área 1 da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário. O formato foi ampliado e, em 2013, foi realizada a 1ª Jornada da Cidadania. A partir de 2015, em sua segunda edição, a ação comunitária passou a ser realizada do Câmpus II, no Jardim Mariliza.