Universidade implanta sistema de energia solar

Com a meta de buscar a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental, em consonância com as discussões globais sobre o meio ambiente, a PUC Goiás está em processo de implantação de um sistema de energia fotovoltaica, que  consiste na produção de energia elétrica a partir da luz solar. De acordo com o pró-reitor de Administração, prof. Daniel Barbosa, a estimativa é que a execução da planta fotovoltaica ocorra em março do próximo ano e, até o final de 2018, já esteja em pleno funcionamento. A novidade foi anunciada no último dia 15 de dezembro, durante a Reunião de Gestores, ocasião em que o reitor Wolmir Amado homenageou a equipe envolvida com diplomas de honra ao mérito.

A usina será instalada no Câmpus II da instituição, no estacionamento do Centro de Convenções PUC (Jardim Mariliza). As placas fotovoltaicas serão instaladas em uma estrutura metálica sobre o estacionamento que dá acesso ao Centro de Convenções e irá cobrir cerca de 400 veículos, servindo de sombra para os mesmos. Com o novo projeto, que será realizado em parceria com a Celg, e a troca de 27 mil lâmpadas e 11 mil luminárias incandescentes para LED, a universidade terá uma economia mensal de 50% em relação aos gastos com energia.

Representatividade

Em comunhão com a causa, a universidade também tem representatividade nas discussões acerca das energias renováveis. No mês de setembro, foi sede da 13ª Reunião do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético de Goiás, presidida pelo deputado estadual Simeyzon Silveira. A instituição é membro do Fórum, desde sua criação, há dois anos e conta com a participações de gestores e docentes da Escola de Engenharia. Criado para discutir o setor energético no estado goiano, conta com representantes da esfera pública e privada, que se reúnem mensalmente nas instituições parceiras.