Universidade implanta nova rede wifi

Já está em funcionamento a nova rede sem fio (denominada Wifi PUCGO) no Câmpus V (Jardim Goiás) na Área 3 (Praça Universitária) da instituição. De acordo com o assessor da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), Dinailton José da Silva, o novo investimento visa melhorar a conectividade dos usuários, além de otimizar as atividades acadêmicas. Na Área 2 (Praça Universitária), a rede funciona parcialmente e será efetivada após a conclusão das obras nos laboratórios da Escola de Ciências Exatas e da Computação.

Nos locais mencionados, os usuários (docentes, alunos e funcionários) já podem conectar a rede WifiPUCGO e, em seguida, acessar o endereço wifi.pucgoias.edu.br com o nome de usuário e senha do SOL. Um dos benefícios da rede, como observa o coordenador do Centro de Processamento de Dados (CPD), José de Souza Aguiar, é que o usuário pode se movimentar na mesma área sem perda de sinal (com deslocamento de uma área para outra, é necessário fazer uma nova conexão pelo endereço mencionado).

Os analistas de rede Sérgio Lopes de Sousa e Wladímero Menezes também informam que outras áreas serão contempladas com a nova rede: Área 4, Área 1 e Câmpus II (Jardim Mariliza). A previsão é que entre em pleno funcionamento a partir do próximo semestre (2018/1). Eles informam que 197 rádios de transmissão foram instalados, permitindo maior velocidade de transmissão e outros benefícios, tais como maior alcance de cobertura de sinal e acesso nas áreas de convivência (cantinas e Proas), maior capacidade de conexão simultânea e roaming.

A rede foi implantada com mão de obra interna, através da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), que oferece assessoria na área da Tecnologia de Informação, por meio do CPD e a Pró-Reitoria de Administração (Proad), com a Divisão de Serviços Gerais (DSG) e a subseção Setor de Obras e Manutenções Elétricas. As obras foram coordenadas pelo engenheiro eletricista Bruno dos Santos Aguiar.