Universidade forma novos mestres e doutores para o País

A PUC Goiás realizou na manhã desta quinta-feira, 22, solenidade de outorga dos diplomas aos 43 concluintes dos cursos de mestrado e doutorado da instituição. A cerimônia foi presidida pelo reitor Wolmir Amado e contou com a presença de gestores, docentes e familiares dos formandos, no auditório da Área 4 (Praça Universitária). Os discentes são oriundos dos mestrados em Atenção à Saúde, Genética, Serviço Social, Ciências da Religião, Ciências Ambientais e Saúde, Desenvolvimento e Planejamento Territorial, Engenharia de Produção e Sistemas, História, Letras e do Doutorado em Psicologia.

“Hoje entregamos ao nosso País um grupo importante de mestres e doutores a serviço da Educação, Saúde e Segurança, mas de uma forma muito especial ao serviço do conhecimento e da vida. Estamos cumprindo o papel social da PUC Goiás”, declarou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino. Antes desta iniciativa inédita no Brasil, as solenidades de colação de grau se restringiam apenas aos formandos da graduação. Segundo a gestora, este formato solene adaptado para a pós-graduação é um momento importante para que os novos mestres e doutores compartilhem a conquista com familiares e amigos.

De acordo com o reitor Wolmir Amado, o momento reflete, também, outros objetivos: “esperamos que colabore para potencializar ainda mais os caminhos da Ciência e a projeção da pós-graduação stricto sensu, a fim de que a sociedade compreenda esses importantes níveis acadêmicos e educacionais. Queremos reforçar sempre mais e dar visibilidade à experiência e ao esforço que nosso corpo docente, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e o conjunto desta universidade fazem pela capacitação de novos mestres e doutores para Goiás e para o País”, refletiu.

Crescimento acadêmico e profissional
Egresso do curso de Administração da então UCG e do Mestrado em Psicologia da PUC Goiás, Edward Humberto Guimarães Júnior recebeu o título de doutor em Psicologia. Recém-aprovado em concurso para compor o quadro docente da UFG, ele atua como professor há 15 anos e defendeu tese na universidade sobre um modelo de gestão organizacional baseado na psicodinâmica do trabalho.

“Percebi que as organizações têm uma necessidade de se reestruturarem e modificarem sua forma de lidar com os trabalhos. As pessoas podem colaborar mais, sentindo-se mais parte, além de ter a sua subjetividade e identidade preservadas como profissionais”, refletiu o pesquisador. A partir deste trabalho, ele se sentiu no dever científico de ajudar líderes organizacionais a lidarem com uma forma moderna de gestão. “Tive a grata satisfação de estar aqui na PUC e ter professores que contribuíram enormemente para o meu desenvolvimento e crescimento”, concluiu.

Fotos: Weslley Cruz