Universidade forma 30 mestres e 8 doutores

Um total de 30 mestres e 8 doutores está apto para contribuir para o avanço da ciência na PUC Goiás e na sociedade. Uma das poucas universidades brasileiras a promover um rito de diplomação na pós-graduação stricto sensu, a PUC Goiás realizou o momento solene na tarde desta segunda-feira, 26, no auditório da Área 4, com a presença da Reitoria, lideranças acadêmicas, corpo docente, formandos(as) e familiares.

Durante a solenidade, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da instituição, profa. Priscila Valverde, anunciou dois doutorados recém-criados, que chegaram para somar aos cursos já oferecidos pela universidade: História e Ciências Ambientais e da Saúde.

Na ocasião, ela também fez um convite para que os mestres graduados nessas áreas continuem os estudos no doutorado. Ao saudar cada um dos presentes, ela refletiu que cada diploma entregue pela instituição representa “um mundo de conhecimento adquirido, experiências vividas e obstáculos superados”.

Também reforçou que a dedicação dos mestres e doutores é marcada pela busca incessante de respostas para as questões mais desafiadoras em suas áreas de atuação. “Suas contribuições têm o potencial de mudar o futuro da nossa sociedade, trazendo soluções inovadoras, percepções valiosas e avanços científicos, que podem transformar vidas”, incentivou.

Promotores do desenvolvimento científico e tecnológico

Presidente da cerimônia, a reitora da universidade, Olga Izilda Ronchi, ressaltou que a solenidade é um reconhecimento público ao empenho de cada um, além de dar visibilidade a uma importante etapa da vida e da formação acadêmica.

“Em nosso país, quase que a totalidade das descobertas científicas é resultado da pesquisa produzida nas universidades brasileiras. Isso torna a pós-graduação stricto sensu, o lócus privilegiado da formação dos cientistas e dos pesquisadores de alto nível, portanto, um espaço estratégico para o desenvolvimento científico, tecnológico, e social do nosso País”, declarou.

A reitora também compartilhou dados do relatório de 2020/21, produzido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que instigam uma reflexão sobre a realidade brasileira. De acordo com o documento, apenas 0,8% das pessoas de 25 a 64 anos conseguiram conquistar o título de mestrado no País. Já no doutorado, o número cai para 0,11%.

Ao analisar os dados, a gestora afirmou que os formandos fazem parte do seleto time de pesquisadores brasileiros que conquistaram este patamar e deixou palavras de incentivo para que todos assumam, com coragem e responsabilidade, o compromisso para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

Coroação de um ciclo

Entre os formandos, o sentimento era de gratidão, afinal a conquista de um diploma é resultado de uma caminhada coletiva. Atual diretora da Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), a profa. Vanusa Claudete Usier, recebeu o título de doutora em Psicologia e discursou para os presentes em nome do grupo.

Em seu texto, a docente agradeceu o apoio dos familiares, corpo docente e das lideranças acadêmicas, destacando que agora todos assumem o compromisso de honrar a universidade que os formou. Ao final, declamou o poema Semear otimismo, da poetisa goiana Cora Coralina.

Outros formandos destacaram a conquista de concluir um ciclo acadêmico marcado pela pandemia da Covid-19: “estou realizada, foi um processo muito doloroso, fiz o curso na pandemia, tive todos os percalços, mas estou em êxtase, essa é a palavra. Vou abraçar muito este diploma e, quem sabe, fazer o doutorado no ano que vem”, declarou Nadmilia Castro Domingues, mestra em Letras.

Fotos: Weslley Cruz