Universidade reúne lideranças e empossa coordenadores

Tradicional na agenda da universidade, a Reunião de Gestores ocorreu na manhã desta sexta-feira, 17 de dezembro, no auditório da Área 4, marcando o fechamento de 2021/2 na academia. Voltado para as lideranças institucionais, o evento é uma oportunidade para a equipe de Reitoria fazer uma reflexão sobre o ano que termina e anunciar as metas para os próximos anos.

Professora Olga falou dos novos desafios da PUC (Foto: Ana Paula Abrão)

Em consonância com esses objetivos, a instituição também empossou os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), que irão atuar nas suas respectivas áreas do conhecimento, nos próximos quatro anos. Entre reconduções e posses, seis docentes assumem cursos de graduação e 20 professores estarão na liderança dos cursos de mestrado e doutorado (confira a lista completa abaixo).

Entre os docentes, há quem terá a oportunidade de liderar, mais uma vez, a coordenação do curso, como o prof. Danillo Alarcon,  que assume o curso de graduação em Relações Internacionais.

“O objetivo de gestão agora é ampliar a inserção do curso de RI nos debates principais sobre multilateralismo e política internacional junto com outras instituições do Brasil fechando parcerias e, claro, com instituições internacionais. Nossa proposta é somar e continuar este debate sobre a inserção nacional brasileira dentro de desafios cada vez mais profundos e, pensando, claro, em um mundo de justiça e em um Brasil mais democrático”, anunciou.

Danillo ingressou no corpo docente da instituição em 2013 e foi gestor do curso de 2014 a 2017.

Já outros cursos de graduação terão no seu comando novas lideranças. A docente Martha Nascimento Castro, que ingressou na instituição em 2014, assume o curso de Agronomia da PUC com o objetivo de alcançar novos públicos-alvo, ampliar a infraestrutura e explorar novas áreas para a pesquisa e extensão.

“Me sinto muito honrada e grata por este momento de contribuir com um curso que tem muita relevância no cenário do Estado, na região Centro-Oeste e, obviamente, no cenário brasileiro e internacional. É um curso que tende a crescer, se mistura a outros nichos da economia e gera mão de obra muito bem capacitada pela universidade para atuação tanto na região, como fora daqui”, refletiu.

A pós-graduação também anunciou mudanças. O docente Leonardo Luiz Borges, que é mestre e doutor em Ciências Farmacêuticas, assume a gestão do Mestrado em Ciências Ambientais e da Saúde (MCAS) pela primeira vez. Ele ingressou na PUC em 2013 como professor da então Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, que hoje recebe o nome de Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV) e é membro efetivo do MCAS há quatro anos.  

Como principais objetivos, o docente citou o esforço do colegiado para implementação do doutorado, o aumento da interdisciplinaridade do Programa com outros programas de pós-graduação e a busca por novos vínculos, colaborações, projetos conjuntos e a ampliação do quantitativo total de alunos do MCAS.

Metas e desafios

Os gestores, reconduzidos e empossados, foram acolhidos pela pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes Sousa e pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino que, em seus discursos,  dirigiram falas de gratidão aos docentes das gestões anteriores e manifestaram falas de incentivo aos professores que agora assumem uma nova fase da vida pessoal e profissional.

Ao fazer referência à Lei 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a pró-reitora Sonia destacou a relevância do papel do coordenador de curso e destacou algumas habilidades e competências necessárias ao desempenho da função, entre elas, o conhecimento das políticas públicas para a educação superior, o conhecimento científico da área do curso, a interlocução constante com o corpo discente e docente e a busca de ações estratégicas para a graduação.

A pró-reitora Milca contextualizou o cenário de desafio que os gestores terão pela frente, considerando a defesa daquilo que é o mais importante em uma sociedade organizada: a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação.  

Ela destacou a importância da acolhida aos estudantes da pós-graduação e, também, da graduação, que serão os futuros candidatos aos programas de mestrado e doutorado. Também mencionou a importância do incentivo à iniciação científica e a busca por editais de financiamento e infraestrutura para que a instituição possa alcançar os indicadores que a Capes exige.

Durante a solenidade, a reitora da PUC, Olga Ronchi, destacou que a universidade vive um momento de renovação administrativa e acadêmica e o objetivo das inovações elaboradas e propostas pela Reitoria às escolas é responder com qualidade e criatividade demandas antigas de antes da pandemia e demandas novas, que surgiram com a pandemia. “Precisamos inovar e nos reinventar, com criatividade, com muita reflexão e muito desprendimento de todos”, declarou.

Ela também ressaltou o apoio que a universidade vem recebendo da Sociedade Goiana de Cultura (SGC), mantenedora da instituição e da Arquidiocese de Goiânia, referindo-se ao administrador apostólico, dom Washington Cruz, ao bispo auxiliar, dom Levi Bonato e ao arcebispo eleito, dom João Justino, que deverá tomar posse no próximo mês de fevereiro.

Confira a lista completa dos empossados(as):

GRADUÇÃO

Relações Internacionais

Prof. Danillo Alarcon

Letras

Profa. Helen Suely Silva Amorim

Teologia

Prof. Pe. Davi Pereira de Jesus:

Agronomia

Profa. Martha Nascimento Castro

Medicina Veterinária

Profa. Maria Ivete de Moura

Medicina

Profa. Denise Milioli Ferreira

PÓS-GRADUAÇÃO

Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Coordenador: Prof. Dr. Pedro Araújo Pietrafesa

Vice-coordenador: Prof. Dr. Antônio Pasqualetto

Ciências da Religião

Coordenador: Prof. Dr. Clovis Ecco

Vice: Prof. Dr. Valmor da Silva

Educação

Coordenador: Profa. Dra. Claudia Valente Cavalcante

Vice: Prof. Dr. Renato Barros de Almeida

História

Coordenadora: Profa. Dra. Thais Alves Marinho

Vice: Profa. Dra. Sibeli Aparecida Viana

Letras

Coordenadora: Profa. Dra. Maria de Fátima Gonçalves Lima

Vice: Profa. Dra. Elizete Albina Ferreira

Ciências Ambientais e da Saúde

Coordenador: Prof. Dr. Leonardo Luiz Borges

Vice: Prof. Dr. Willian Vaz da Silva

Genética

Coordenador: Prof. Dr. Alex Silva da Cruz

Vice: Profa. Dra. Lysa Bernardes Minasi

Psicologia

Coordenador: Prof. Dr. Cristiano Coelho

Vice: Profa. Dra. Daniela Sacramento Zanini

Serviço Social

Coordenadora: Profa. Dra. Denise Carmen de Andrade Neves

Vice: Profa. Dra. Maísa Miralva da Silva

Engenharia de Produção e Sistemas

Coordenador: Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro

Vice: Prof. Dr. Ricardo Luiz Machado

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.