Universidade é única no Brasil a receber cátedra da Unesco

A Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás recebeu a Cátedra da Unesco N.43, referente à ciência da educação para formação de professores e investigação educativa. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 20, durante a programação do 3º Congresso de Ciência e Tecnologia, com a presença da Reitoria da instituição, gestores e docentes na Sede da Escola (Setor Universitário). A PUC Goiás é a única do Brasil a possuir uma cátedra para formação de professores.

O Programa da Unesco promove a cooperação e partilha interuniversitária internacional, com a meta de reforçar as capacidades institucionais através da partilha do conhecimento e do trabalho em colaboração. A cátedra é renovada anualmente, mediante avaliação de relatórios enviados pelas instituições, e há duas décadas a universidade consegue manter a concessão. Até então estava sediada na Coordenação de Educação à Distância (Cead) e foi transferida para a Escola de Formação de Professores e Humanidades.

“Com a criação da Escola, há três anos, foi definido um lócus para a sede da Cátedra. É uma Escola que pensa, reflete e estuda a formação de professores com ações que vão dinamizar, fortalecer e consolidar esta cátedra na universidade”, pontuou a coordenadora de Educação à Distância, profa. Rose Mary Almas. Ela também mencionou algumas ações institucionais que levam, constantemente, à revalidação da cátedra, entre elas, a realização do Vestibular Social, que concede bolsa de 50% a estudantes de baixa renda –  988 acadêmicos já foram diplomados com este benefício- curso à distância em Física; Programa de Apoio ao Aluno, com 12 cursos de educação à distância gratuitos oferecidos ao corpo discente; Programa de Orientação Acadêmica (Proa); ações direcionadas à formação de professores; projetos de pesquisa, entre outras inciativas.

Atual representante da cadeira, o prof. Romilson Martins Siqueira, refletiu sobre o impacto desta missão na sociedade: “a Escola tem um desafio importantíssimo de garantir e consolidar toda uma experiência acumulada na gestão desta unidade frente à Cátedra. Vamos agregar todo potencial humano que temos, no sentido de fazer um projeto de trabalho que articule a formação de professores não só presencial, mas também para os professores da rede pública que é um objeto de trabalho que nós vamos atender a partir de agora”, pontuou.

Vice-reitora da instituição, profa. Olga Ronchi, fez uma retrospectiva sobre a época em que a então UCG realizou uma experiência pioneira de formação de professores na cidade de Santa Fé, interior goiano, mediante convênio com a Diocese de Goiás. “Uma parceria antiga que durante mais de 20 anos e prestou assessoria na área de Educação e formação de professores na Pastoral da Educação, de forma articulada com a Diocese de Goiás, sob o episcopado de dom Tomás Balduíno. Até hoje nós continuamos colhendo os frutos por essa experiência”, rememorou. Os cursos de Pedagogia e Letras foram ofertados na cidade interiorana que possuía menos de 10 mil habitantes e cerca de 100 professores foram qualificados para aquela região.

Fotos: Weslley Cruz