Universidade é única no Brasil a receber cátedra da Unesco

A Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás recebeu a Cátedra da Unesco N.43, referente à ciência da educação para formação de professores e investigação educativa. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 20, durante a programação do 3º Congresso de Ciência e Tecnologia, com a presença da Reitoria da instituição, gestores e docentes na Sede da Escola (Setor Universitário). A PUC Goiás é a única do Brasil a possuir uma cátedra para formação de professores.

O Programa da Unesco promove a cooperação e partilha interuniversitária internacional, com a meta de reforçar as capacidades institucionais através da partilha do conhecimento e do trabalho em colaboração. A cátedra é renovada anualmente, mediante avaliação de relatórios enviados pelas instituições, e há duas décadas a universidade consegue manter a concessão. Até então estava sediada na Coordenação de Educação à Distância (Cead) e foi transferida para a Escola de Formação de Professores e Humanidades.

“Com a criação da Escola, há três anos, foi definido um lócus para a sede da Cátedra. É uma Escola que pensa, reflete e estuda a formação de professores com ações que vão dinamizar, fortalecer e consolidar esta cátedra na universidade”, pontuou a coordenadora de Educação à Distância, profa. Rose Mary Almas. Ela também mencionou algumas ações institucionais que levam, constantemente, à revalidação da cátedra, entre elas, a realização do Vestibular Social, que concede bolsa de 50% a estudantes de baixa renda –  988 acadêmicos já foram diplomados com este benefício- curso à distância em Física; Programa de Apoio ao Aluno, com 12 cursos de educação à distância gratuitos oferecidos ao corpo discente; Programa de Orientação Acadêmica (Proa); ações direcionadas à formação de professores; projetos de pesquisa, entre outras inciativas.

Atual representante da cadeira, o prof. Romilson Martins Siqueira, refletiu sobre o impacto desta missão na sociedade: “a Escola tem um desafio importantíssimo de garantir e consolidar toda uma experiência acumulada na gestão desta unidade frente à Cátedra. Vamos agregar todo potencial humano que temos, no sentido de fazer um projeto de trabalho que articule a formação de professores não só presencial, mas também para os professores da rede pública que é um objeto de trabalho que nós vamos atender a partir de agora”, pontuou.

Vice-reitora da instituição, profa. Olga Ronchi, fez uma retrospectiva sobre a época em que a então UCG realizou uma experiência pioneira de formação de professores na cidade de Santa Fé, interior goiano, mediante convênio com a Diocese de Goiás. “Uma parceria antiga que durante mais de 20 anos e prestou assessoria na área de Educação e formação de professores na Pastoral da Educação, de forma articulada com a Diocese de Goiás, sob o episcopado de dom Tomás Balduíno. Até hoje nós continuamos colhendo os frutos por essa experiência”, rememorou. Os cursos de Pedagogia e Letras foram ofertados na cidade interiorana que possuía menos de 10 mil habitantes e cerca de 100 professores foram qualificados para aquela região.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.