Universidade e Secretaria visitam Núcleo de Assistência Social na Vila Aurora

Para ressignificar a própria vida após uma forte depressão decorrente de luto, o viúvo Antônio Pinheiro de Moura, 87 anos, buscou uma segunda casa. Atualmente, ele é um dos 150 idosos que frequentam o Núcleo de Assistência Social (NAS) Santo Afonso, localizado na Vila Aurora, em Goiânia. O local foi visitado na manhã desta quinta-feira, 8, pelo reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado e pelo secretário de Assistência Social, Robson de Azevedo, e suas respectivas equipes, para dar continuidade a parceria firmada entre as duas instituições que prevê visitas in loco e a realização de atividades conjuntas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o Núcleo acolhe pessoas a partir de 60 anos por meio de oficinas profissionalizantes, rodas de conversa e atividades de lazer. “O objetivo maior com a terceira idade é o fortalecimento de vínculos com esses idosos que chegam depressivos e são abandonados pelas famílias. Queremos proporcionar um resgate da autoestima e o prazer de viver. Será uma parceria excelente, porque temos muitas demandas”, destacou a coordenadora do NAS Santo Afonso, Kelly Naves.

Durante a visita, os gestores visitaram a infraestrutura do local, conhecendo o espaço de lazer, salas de oficinas, secretarias e coordenação. Depois, foram recebidos pelos idosos para um momento de diálogo e café da manhã. “Toda parceria é boa para os dois lados e aqui estamos envolvendo mais uma frente que são as pessoas atendidas. Vemos depoimentos significativos de indivíduos que se fortaleceram, venceram enfermidades e isso abre uma possibilidade imensa para a qualidade de vida das pessoas. Penso que os resultados serão muito positivos”, declarou o secretário.

Reitor da PUC Goiás, o prof. Wolmir Amado refletiu sobre o intuito da parceria, de forma que ambos os lados sejam beneficiados com um impacto mais abrangente, a partir da integração dos programas de extensão da universidade à rede de assistência social da região metropolitana de Goiânia. “É uma acentuação estratégica nos grupos setoriais da sociedade, sobretudo, os mais pobres, por situações de direito dessas pessoas. E um trabalho integrado sempre traz uma visão nova, não apenas tangenciar projetos, equipes e ações, mas sobretudo, estabelecer novos conceitos”, afirmou.

O NAS Santo Afonso é um dos 12 núcleos que atendem as seis regiões de Goiânia. Além disso, estão vinculados à Semas, 15 centros de referência de assistência social, espalhados na capital.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.