Universidade é parceira na II Mostra de Tecnologia para Negócios

Evento sediado na manhã desta terça-feira, 31, na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), a II Mostra de Tecnologia para Negócios reuniu empresários e instituições de ensino superior para discutir as oportunidades de inovação do setor tecnológico. A PUC Goiás é uma das realizadoras do evento desde o ano passado e participa da iniciativa por meio da Agência de Inovação, Incubadora de Empresas e Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

“A universidade também tem participado de forma muito importante e com representações das áreas de Farmácia, cursos de Engenharia e Ciências Exatas e da Computação”, informou o coordenador da Agência de Inovação, prof. Antônio José Porto Bandeira. A Agência de Inovação da PUC tem o papel de abrir caminhos para parcerias da instituição com a iniciativa privada, com foco na indústria, além de fazer a intermediação entre a universidade e as agências de fomento. “Vamos procurar captar recursos internacionais para fomentar as pesquisas vinculadas à tecnologia e inovação que possam gerar patentes ou outros instrumentos de registro de propriedade intelectual”, complementou o coordenador.

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da universidade, a profa. Milca Severino discursou em nome das instituições de ensino superior de Goiás. Ela pontuou que o investimento em ciência e tecnologia é fundamental para a geração de emprego e renda, além de estimular a qualidade de vida no País. “As universidades, juntamente aos pesquisadores em Goiás e no mundo têm os seus focos, buscam as suas perguntas tentando responder as demandas na geração do conhecimento emanadas da sociedade. Encontros viabilizados pela Fieg trazem o que as universidades estão pensando e criando e essa integração é que vai gerar riqueza e melhorar o nível educacional das pessoas”, refletiu.

Coordenador do evento, Nelson Anibal Lesme, da Fieg, declarou que os eventos têm surtido os efeitos almejados: “nós temos aumentado o número de empresas interessadas nestes recursos para promover a inovação e fazer com que isso se concretize de maneira mais sistemática”, disse. No turno matutino, os participantes assistiram palestras sobre a temática principal do evento e as universidades apresentaram suas pesquisas e experiências envolvidas em soluções tecnológicas para empresas.

Fotos: Weslley Cruz