Universidade é finalista no Prêmio IEL de Estágio

A 16ª edição estadual do Prêmio IEL de Estágio vai reconhecer os melhores projetos inovadores executados pelas empresas, estudantes e instituições de ensino, durante o programa de estágio. A  PUC Goiás é finalista, enquanto instituição, na categoria educação inovadora e os estudantes do curso de Direito, Fabrício Cardoso Gomes e Ana Thalia da Silva Cascalho representam o corpo discente na modalidade projeto inovador.

De acordo com a coordenadora de Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores da PUC Goiás (CAEME), profa. Marília Rabelo, esse reconhecimento reforça o compromisso da universidade em qualificar  as práticas de estágio desenvolvidas pelos seus cursos, estudantes, supervisores e orientadores.

“É um reconhecimento público que valoriza nossa instituição, incentivando sempre o empreendedorismo e a inovação dos estudantes no  seu crescimento técnico e profissional, estimulando a promoção de mudanças no processo ensino-aprendizagem”, analisa.

Vale destacar que, como a universidade é finalista em duas categorias, concorre também ao Prêmio IEL Social, que tem o objetivo de incentivar ações que gerem impactos sociais. Nesta etapa do concurso, cada finalista se organiza para arrecadar alimentos não perecíveis e todas essas doações serão encaminhadas à instituição indicada pelo finalista que arrecadar o maior número de mantimentos, até o dia 15 de dezembro.

Protagonismo estudantil

Além da relevância do estágio para a formação acadêmica, o Prêmio IEL reconhece a colaboração do acadêmico na empresa onde atua, avaliando o impacto de sua proposta e intervenção no ambiente de trabalho.

Durante um ano, os dois estudantes da casa participaram de um programa de trainee em três escritórios (Arthur Rios Advogados, GMPR Advogados e Lara Martins Advogados) e fizeram uma imersão completa na advocacia, compreendendo todas as etapas que envolvem este trabalho, incluindo recepção ao cliente, controladoria jurídica, diligências externas, peticionamento jurídico e acompanhamento com os sócios.

Para Fabrício, 21, essa experiência foi uma oportunidade para entrar em contato com a prática jurídica e aprofundar a teoria vista em sala de aula. De olho na potencialidade das novas tecnologias, seu projeto inscrito no prêmio, intitulado Memória da Diligência – Sistema MD, teve o intuito de aprimorar a gestão do sistema de diligência externa do escritório, oferecendo uma alternativa virtual para melhorar o fluxo de trabalho: a implantação de um aplicativo para dar mais agilidade aos serviços, impactando positivamente na rotina da empresa.

A proposta foi acolhida e, diante do êxito de sua experiência neste programa de trainee, ele foi efetivado como estagiário e aguarda o exame da OAB para dar um passo importante na sua biografia acadêmica e profissional. O estudante, que está no 10º período do curso, também traz em sua biografia acadêmica uma trajetória de destaque na Advocacia Geral da União e Ministério Público Estadual e desde o 4º período almeja a carreia da advocacia.

A trajetória de Ana Thalia, 22, tem uma sincronia com a de Fabrício em relação à experiência exitosa. Ela atuou no mesmo programa e  seu projeto de intervenção também foi implantado pela empresa. Com a proposta de alterar a plataforma de gerenciamento de processos, atividade que era executada somente in loco, dentro do escritório, ela propôs uma alternativa que permitia aos funcionários trabalhar de home office.

Um tempo depois surgiu a pandemia e sua solução visionária veio ao encontro de uma necessidade emergencial: os funcionários precisaram trabalhar de casa e a implantação da plataforma estimulou a produtividade da equipe.

Efetivada na empresa como estagiária, ela avalia que essa experiência a permitiu aprender valores profissionais e pessoais. “Eu pude viver intensamente a advocacia, desde a recepção até o acompanhamento dos sócios. Tive contato com profissionais que sempre admirei, me identifiquei e me reconheci no estágio”, reflete a estudante que, após essa experiência, sai convicta sobre seu foco de carreira.

A estudante do 10º período do curso de Direito também tem uma trajetória pautada pela dedicação aos estudos. Ao escolher os docentes para montar sua grade curricular, sempre optou pelos professores mais exigentes. Dessa forma, sente-se desafiada a buscar mais conhecimentos. Ana traz no currículo um estágio de sucesso no Ministério Público Federal e aguarda o exame da Ordem para dar passos para o futuro.

Os vencedores serão anunciados pelo IEL no dia 17 de dezembro. Todas as novidades sobre a premiação podem ser conferidas pelo instagram @ielgo.