Universidade é condecorada no Dia Mundial da Água

A PUC Goiás e a Arquidiocese de Goiânia foram homenageadas nesta quarta-feira, 22, com a Comenda Berço das Águas, concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) às instituições e pessoas engajadas na causa da preservação do meio ambiente.

As medalhas foram entregues pelo governador de Goiás Marconi Perillo, ao reitor da instituição, prof. Wolmir Amado e ao arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, durante solenidade em comemoração ao Dia Mundial da Água, no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco. No mesmo evento, a universidade e o governo estadual, por meio da Secima e da Saneago, assinaram um termo técnico de cooperação que prevê o intercâmbio de estudos e pesquisas sobre os recursos hídricos em Goiás.

Ao ser condecorado com a medalha, o reitor expressou gratidão pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela universidade, além de ser uma forma de reiterar a missão e o compromisso para a causa do meio ambiente. “A universidade está profundamente inserida nessas iniciativas que o Estado vem tomando na preservação, cuidado e utilização racional das águas em Goiás, particularmente, na região metropolitana. Acompanhamos com preocupação a crise hídrica mundial e vemos que temos uma corresponsabilidade pelo cuidado para com as águas na região, iniciativa que está em comunhão com a Campanha da Fraternidade”, refletiu o gestor.

Ele também destacou o olhar da PUC para a causa através do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que tem ênfase no meio ambiente, além das inúmeras pesquisas desenvolvidas pelos cursos de graduação e pós-graduação na área de Ciências Ambientais e Engenharias.

Arcebispo metropolitano, dom Washington Cruz, concedeu aos presentes a benção em Ação de Graças pelo Dia Mundial da Água, além de fazer uma reflexão teológica sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Para isso citou a encíclica Laudato Si, de autoria do papa Francisco, que descreve a preocupação da Igreja em relação às causas ambientais, além de mencionar passagens bíblicas no Novo Testamento, em que o próprio Cristo, ao considerar a importância vital da água, se revela como fonte de água viva. Neste ano, a CF reflete o tema Biomas brasileiros em defesa da vida e o lema Cultivar e guardar a criação.

Iniciativas
De acordo com o secretário da Secima, Vilmar Rocha, o termo de cooperação assinado com a universidade é um passo concreto para que, ao longo deste ano, sejam promovidas uma série de iniciativas, projetos e ações em favor do debate e estudo sobre o Cerrado. Na solenidade, ele apresentou oficialmente ao governador o Plano Estadual de Recursos Hídricos, já encaminhado à Casa Civil, que tece um diagnóstico e uma análise da questão hídrica em Goiás. O governo também anunciou o lançamento de edital para contratação de empresa que fará a revisão do Plano de Manejo da Apa do João Leite.

Marconi, ao refletir sobre o Dia Mundial da Água, mencionou algumas políticas estaduais em prol de todas as questões que envolvem os recursos hídricos, entre elas, o fomento aos pequenos proprietários rurais para que cuidem das nascentes dos rios,  cumeeiras das águas brasileiras, que abastecem as três principais bacias hidrográficas do Brasil (Prata, Amazonas e São Francisco).

Sobre a Comenda, que também foi entregue ao ex-presidente da Saneago José Taveira, e ao engenheiro José Ubaldo Teles, Marconi destacou o empenho institucional da PUC Goiás e da Arquidiocese de Goiânia para as causas ambientais. “São instituições absolutamente comprometidas com a preservação do meio ambiente, redução do Efeito Estufa e tantas outras políticas referentes às mudanças climáticas. Destaco o engajamento pessoal deles [ reitor e arcebispo], homens cultos, sensíveis e absolutamente comprometidos com a causa humana”, declarou o governador, fazendo uma homenagem, também, ao arcebispo emérito de Goiânia, dom Antônio Ribeiro de Oliveira, falecido no final de fevereiro.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU no dia 22 de março de 1992. Em função deste marco, anualmente, além das discussões que contextualizam o uso racional da água, também são anunciadas medidas de preservação dos recursos hídricos, em diversos lugares do mundo.

Fotos: Weslley Cruz