Universidade concede título de honoris causa ao prof. Janis Roze

A PUC Goiás realiza nesta terça-feira, 18, às 19 horas, no auditório da Área 4 (Praça Universitária), solenidade de outorga do título de doutor honoris causa ao prof. Janis Arnold Roze. Ele é a 20ª personalidade a receber o grau acadêmico, concedido a importantes pessoas que se destacam nas mais diversas áreas do conhecimento. Com uma visão holística de ciência e espiritualidade e décadas de dedicação à pesquisa e formação de novas gerações de biólogos, Janis é considerado a maior autoridade acadêmica no que se refere ao estudo de cobras corais.

Nascido em Latvia, em 1926, foi pesquisador associado do Museu Americano de História Natural, em Nova York, e, também do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa e do Centro das Nações Unidas para Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento. Entre diversas posições de destaque ao longo de sua trajetória, foi membro fundador do Instituto para o Desenvolvimento Integral na Argentina e, na Europa, lecionou evolução integrativa do homem na Universidade de Bremen, na Alemanha.

No Brasil,  prof. Janis foi um dos fundadores do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica, criado em 1995, com o objetivo de preservar o meio ambiente por meio da pesquisa e conscientização, buscando o equilíbrio e a transformação sociocultural da região. Sua atuação no País vai ao encontro de seus interesses atuais relacionados ao desenvolvimento humano, transformações sociais e integração entre ciências, arte e sociedade.