Universidade comemora dia do aviador com evento aberto à comunidade

No próximo domingo, 23, é comemorado o Dia do Aviador. A data faz referência ao ano de 1906, quando Alberto Santos Dumont concretizou seu primeiro voo com o 14 Bis, na França. Em comemoração, a PUC Goiás promoveu, durante o II Congresso de Ciência e Tecnologia, o 19º Simpósio de Ciências Aeronáuticas.

O evento reuniu, em dois dias, os mais de 350 acadêmicos matriculados no curso de graduação, além de egressos, profissionais e interessados na carreira de aviador. Temas como os degraus na carreira de um aviador, segurança de voo e a gestão do sistema aeroportuário foram discutidos por profissionais como a comandante Angelita de Araújo (GOL), o superintendente da Infraero Alessandro Máximo e com o tenente-coronel aviador Francisco Bento Antunes Neto, comandante da Base Aérea de Anápolis (BAAN).

“É uma área que vai ganhando proporções novas. Antes, nós pensávamos em grandes empresas nacionais e acabamos tendo egressos trabalhando em diversas partes do mundo. Miramos no que vimos (como possibilidade) e acertamos o que não vimos”, ressalta o coordenador do curso, professor Raul Francé. Sobre a graduação criada em 1999 na PUC Goiás, o coordenador destaca a integração com a pesquisa como ponto essencial. “A pilotar eles irão aprender, isso é o de menos, mas contribuir para a aviação civil no Brasil é o sonho que a universidade tem conseguido alcançar”.

O incentivo à pesquisa científica já rende bons frutos. Eventos nacionais e internacionais contaram com a presença de pesquisadores do curso. Somente no 9º Simpósio de Segurança de Voo, realizado em agosto na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, cinco dos 20 trabalhos selecionados foram de alunos concluintes da universidade. “No encerramento do evento até brincaram que era uma invasão da PUC Goiás. Isso, claro, é resultado da tentativa de fazer pesquisa de bom nível”, destaca Francé. A repercussão rendeu ainda um acordo para que alunos da instituição participem de pesquisas em nível nacional.