Universidade celebra Santo Inácio de Loyola

O legado de Santo Inácio de Loyola (1491-1556) e o restabelecimento da saúde do arcebispo emérito de Goiânia, Dom Washington Cruz, pautaram as intenções da santa missa presidida pelo pe. Helton Thyers e concelebrada pelo pe. Géster Cabral, na tarde desta quarta-feira, 31 de julho, na capela que leva o nome do jesuíta, na Área 7 da PUC Goiás (Setor Leste Universitário).

A celebração ocorreu na data em que a Igreja Católica celebra o padre fundador da Companhia de Jesus, precursora da educação escolar no Brasil, e o santo padroeiro dos padres jesuítas. É importante destacar que esta congregação impulsionou a criação da universidade, além de conduzir a gestão acadêmica durante mais de duas décadas (1959-1979).

Presente na celebração, a reitora Olga Izilda Ronchi fez um resgate desta história, pontuando que na Área 7 funcionava a Casa da Juventude (Caju), um espaço formativo dos jovens. Incorporada à universidade em 2019, por incentivo de Dom Washington, o espaço atualmente é sede da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), além de abrigar a Capela Santo Inácio e o Memorial Pe. Luis Palacín, jesuíta que dedicou sua vida ao estudo da história de Goiás e de Tocantins.

“Esta casa é um dos frutos da missão dos padres jesuítas em Goiás. Eles vieram para cá em 1953, a convite de Dom Fernando Gomes dos Santos, e começaram a implantar as primeiras sementes da grande e frondosa árvore, que é a nossa PUC Goiás. Em 1959, com a criação da universidade, eles assumem a gestão até 1979. Então, é por isso que a PUC Goiás tem uma base forte, sólida, porque tem a marca da educação dos padres jesuítas”, explicou a reitora.

Presidente da celebração, o padre Thyers, que também é discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, refletiu que celebrar Santo Inácio é testemunhar uma nova conjuntura eclesial, considerando que a Igreja Católica do mundo tem como sumo pontífice o papa Francisco, um padre jesuíta por formação.

Celebração de um marco

Na ocasião, o coordenador da Pastoral da Universidade, padre Géster Cabral, explicou a proposta do trabalho de evangelização no meio universitário: “a Pastoral traz o carisma do Cristo Bom Pastor para toda família acadêmica. Ela traz o pastoreio e a missão do Bom Pastor para o seio da PUC. E hoje temos a oportunidade de celebrar o titular desta capela, Santo Inácio de Loyola: há um ano também realizamos a entronização do Santíssimo Sacramento aqui, então, para nós, é um momento muito importante”, enfatizou.

Como templos de oração e devoção destinados à comunidade acadêmica, a universidade abriga a Capela São José na Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6), a Capela Santo Inácio de Loyola (Área 7) e no próximo dia 15 de agosto será inaugurada a Capela de Nossa Senhora da Saúde (Área 1).

Orações pela saúde de Dom Washington

O restabelecimento da saúde do arcebispo emérito de Goiânia também aqueceu as intenções da santa missa, que reuniu gestores, professores e funcionários administrativos que convivem com o religioso desde quando ele assumiu a Arquidiocese, em 2002. Grande parte do tempo ministerial de dom Washington foi dedicado à PUC Goiás como grão-chanceler e presidente da Sociedade Goiana de Cultura, a mantenedora da universidade. Ele apresentou renúncia ao completar 75 anos, que foi aceita pelo papa Francisco em dezembro de 2021.

Em um comunicado à sociedade, a Secretaria para Comunicação da Arquidiocese de Goiânia informou que Dom Washington encontra-se internado na UTI do Hospital Anis Rassi. Ele foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal no último dia 23 de julho, realizada com êxito, todavia devido às complicações cardíacas apresentadas no quadro do paciente, o mesmo foi encaminhado para a unidade de terapia intensiva do hospital a fim de receber melhores cuidados e monitoramento.

Fotos: Ana Paula Abrão 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.