Enfermagem celebra 75 anos de história

O curso de Enfermagem da PUC Goiás comemorou na manhã desta sexta-feira, 20, no auditório da Área 4 (Praça Universitária), 75 anos de história, durante o 3º Congresso de Ciência e Tecnologia. Para enaltecer o marco, foi exibido na solenidade de comemoração o primeiro documentário produzido por acadêmicos da Enfermagem, que rememora todo o percurso dos pioneiros até os dias de hoje.

Coordenadora do curso, a profa. Vanusa Claudete afirmou que as comemorações integram o Congresso devido ao avanço científico da Enfermagem na PUC nos últimos anos. O curso foi criado antes da universidade, em 1942, pela Congregação das Filhas São Vicente de Paulo, sob administração das irmãs de caridade e incorporado, posteriormente, à PUC em meados de 1962, com o incentivo do então arcebispo metropolitano, dom Fernando Gomes dos Santos. “Estamos comemorando os 75 anos durante todo este ano e é um momento e muita emoção, estou agradecida por fazer parte desta história e com a responsabilidade grande de continuar este legado”, declarou a coordenadora do curso.

A solenidade foi iniciada com apresentação musical da banda Sexteto, do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás. A exibição do documentário, que contou com a supervisão das docentes Sílvia Rosa e Vanuza Claudete, mostrou a trajetória do curso até atualidade com depoimentos de ex-diretores, professores, funcionários e estudantes que fazem história do curso.

Um dos estudantes idealizadores do projeto, Diego Azevedo, do 2º período, teve contato com este universo, a partir da disciplina Universidade e o curso de Enfermagem, oferecida no primeiro semestre. Durante o processo de pesquisa sobre a história da Enfermagem em Goiás, os estudantes resolveram, então, produzir o documentário: “Foi gratificante descobrir cada etapa da construção e da história de um curso marcado por muitas lutas e ideais. É muito respeitado por ser pioneiro e por sua qualidade”, pontuou o estudante.

Desfile de uniformes, desde os mais antigos aos utilizados na atualidade, e homenagem ao corpo docente, funcionários e instituições parceiras também pautaram a programação da solenidade. “A Enfermagem trabalha com o cuidado, o ser humano. E várias pesquisas são realizadas em relação à segurança do paciente. A pessoa que procura um serviço de atenção à saúde nas suas várias possibilidades recebe da Enfermagem uma atenção especial”, declarou a pró-reitora de Pós-Graduação, profa. Milca Severino.

Ela pontuou os avanços científicos da área de Enfermagem, sobretudo com a realização de pesquisas no âmbito da Iniciação Científica e na pós-graduação, com o Mestrado de Atenção à Saúde. “Está formando profissionais das diferentes áreas do conhecimento para atender melhor o ser humano do nascimento à morte. É um curso muito importante para nosso País”, refletiu. A gestora também destacou a representatividade do corpo docente nas entidades de classe no Brasil, entre elas, a Associação Brasileira de Enfermagem, Conselho Regional de Enfermagem e Sindicato dos Enfermeiros.

O reitor da universidade, Wolmir Amado, expressou que as comemorações estão inseridas no conjunto da instituição. Pontuou o aniversário de 58 anos da PUC, celebrados nesta semana, e a entrega do centésimo milésimo diploma de graduação, um marco simbólico para a educação no ensino superior. “Neste contexto de comemorações há um significado especial, seja por representar a área da Enfermagem, como também glorificar tudo aquilo que representou na história e o esforço institucional para com a educação superior no estado de Goiás”, declarou.

Confira, a lista dos homenageados no evento:

Lucilene de Oliveira Barbosa Souza
Funcionária da Escola de Ciências Sociais e da Saúde