Universidade celebra 75 anos do curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem da PUC Goiás comemorou 75 anos de história durante solenidade alusiva ao Dia do Enfermeiro, realizada na manhã desta sexta-feira, 12, no auditório da Área 4 (Praça Universitária). Membros da Reitoria, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Associação Brasileira de Enfermagem, Conselho Regional de Enfermagem de Goiás, Escola de Ciências Sociais e da Saúde e Centro Acadêmico do curso prestigiaram o evento, que também homenageou diversos docentes da universidade, pelos relevantes serviços prestados à saúde.

De acordo com a coordenadora do curso, profa. Vanusa Usier Leite, os motivos para as comemorações são diversos: “por ser um dos cursos pioneiros da área da saúde, primeiro no Centro-Oeste, ele tem uma possibilidade de levar aos alunos a excelência do ensino e a gestão se preocupa muito com isso – desde os professores que são contratados à equipe administrativa – porque o sucesso de um curso envolve toda a instituição”, declarou a professora, que há cinco anos assumiu a coordenação do curso. Ela também rememorou sobre os egressos que ocupam posição de destaque na educação, no mundo do trabalho e na política.

Reitor da PUC Goiás, o professor Wolmir Amado ministrou palestra aos acadêmicos e professores sobre a temática Saúde e meio ambiente: biomas brasileiros e a defesa da vida. Na ocasião, o professor fez uma correlação com a Campanha da Fraternidade deste ano e trouxe uma perspectiva sobre a defesa da vida integral juntamente à defesa da vida humana. Ele também parabenizou o corpo docente pela dedicação e trabalho em prol do curso que deu a base para o surgimento da universidade.

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC, a profa. Milca Severino atentou aos presentes sobre a importância da postura ética do profissional de saúde, que vai além da sua técnica e conhecimento científico: “sempre que testemunharem uma injustiça, é seu papel como enfermeiro fazer a sua parte. Não vire as costas para um cidadão que há meses espera por uma cirurgia”, alertou. As representantes do Coren GO e Aben-Goiás, profas. Ivete Barreto(presidente) e Roberta Rios (vice-presidente), respectivamente, também discursaram ao público e cumprimentaram a universidade pelos 75 anos de história do curso.

Saúde Pública

O tema da saúde pública  foi discutido no evento pelo docente convidado dos Cursos de Pós-Graduação do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição (CEEN), Láercio Neves. Ele destacou o protagonismo do enfermeiro em seu ambiente de trabalho, a partir de uma atitude de empoderamento: “o enfermeiro é o profissional que assume a gestão de uma unidade, além de ser o responsável por transmitir um processo de saúde-doença. Os desafios em saúde pública são muitos e o enfermeiro precisa sentir seu empoderamento, já que ele faz parte de uma equipe multidisciplinar nesse processo. A cada dia que passa doenças novas e tratamentos vão surgindo, então temos desafios diários. O importante é sair da zona de conforto”, refletiu.

Em comemoração ao Dia do Enfermeiro, diversos profissionais da Enfermagem foram homenageados com uma medalha de mérito concedida pela instituição. Confira a lista dos docentes homenageados pela Reitoria e Escola de Ciências Sociais e da Saúde:

• Luciene Monteiro: por relevantes trabalhos realizados  com a produção de book de gestantes;
• Sílvia Rosa Toledo: tutora do Programa de Educação para o Trabalho – PET Saúde gradua SUS, iniciativa da  PUC Goiás, em parceria com o Ministério da Saúde/ Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia;
• Leila Márcia: responsável pelo estágio e monitoria do curso de Enfermagem;
• Karlla Prado Souza Cruvinel: da Comissão de Evasão;
• Maria Madalena Delduque: coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE);
• Vera Maria Freitas: professora da Comissão da Avaliação Interdisciplinar;
• Adenícia Custódia: coordenadora do Programa do Mestrado em Atenção à Saúde;
• Renata França: representante dos cursos de especialização do CEEN, parceiro da PUC Goiás;
•Sílvio José de Queiroz: pelos trabalhos realizados na Caminhada Ecológica – professor destaque.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.