Universidade celebra 58 anos de história

No dia 17 de outubro de 1959 nascia a Universidade de Goiás. Hoje, a atual PUC Goiás relembra o passado e lança as sementes para o futuro com a comemoração de 58 anos de história. Para comemorar este marco, gestores, professores, funcionários da universidade e da Arquidiocese de Goiânia estiveram reunidos no Centro de Convenções PUC (Câmpus II), na manhã desta terça-feira, 17, durante momento solene. Homenagem a docentes e professores com 35 anos de casa, a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida na capela do Câmpus, entrega do centésimo milésimo diploma e a partilha do tradicional bolo foram os principais destaques da programação comemorativa.

“As histórias de cada um de nós se misturam com a história da universidade, porque cada um, em determinado ano, chegou nesta instituição e veio trazer sua contribuição e uma parte de sua vida à universidade. E é com este sentido que prestamos nossa homenagem aos professores e funcionários, que representa, também, uma grande homenagem à universidade”, refletiu o reitor da instituição, prof. Wolmir Amado. Ele destacou a importância de se relembrar o passado e preparar os caminhos vindouros: “nós olhamos para o futuro, porque a universidade precisa ir para frente, para os 70, 80, 100 anos, enfim, para as gerações futuras. Queremos consolidar a importância desta tradição para que ela possa ir firme, com horizontes mais sólidos”, complementou.

No ano em que a igreja católica celebra os 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo, o arcebispo metropolitano de Goiânia e grão-chanceler da universidade, dom Washington Cruz, destacou que a imagem hoje entronizada na capela do Centro de Convenções veio do Santuário Nacional de Aparecida e peregrinou todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese. “Pensamos que aqui seria o lugar da imagem ficar, porque esta universidade nasceu do coração da Igreja e o coração Dela é Nossa Senhora. Chamada de Aparecida há três séculos o povo tributa sua devoção, seu amor e, sobretudo, a imita na sua atenciosa escuta da palavra de Deus”, declarou o religioso.

Professores e funcionários administrativos da casa também tiveram suas trajetórias reconhecidas pela instituição. Paulo Roberto de Carvalho Batista, natural de Porangatu, interior do estado de Goiás, hoje comemorou 36 anos de trabalho dedicados à instituição. Ele ingressou na então UCG como servente, depois trabalhou como auxiliar de limpeza e, atualmente, é um dos funcionários do curso de Medicina, atuando no laboratório de Anatomia junto aos acadêmicos. “Esta homenagem é uma honra, eu agradeço a Deus, à minha mãe adotiva, à PUC e Arquidiocese que me apoiam nesta luta e eu quero crescer sempre mais”, declarou.

Após as homenagens, a universidade também celebrou outro marco histórico: a entrega do centésimo milésimo diploma de graduação, que foi entregue à formanda do curso de Pedagogia, Tatiane Bento da Silva, 29 anos. “Iniciei o curso em 2013 muito feliz, porque nós mexemos com a pessoa, o ser humano. Nossa mão de obra é a criança, o adolescente, então iniciei com muita vontade e garra e pretendo continuar na área, porque a educação é muito abrangente. Estou muito feliz por fazer parte desta história”, disse a egressa.

Pró-reitora de Graduação, a profa. Sônia Margarida, pontuou que o marco de 100 mil diplomas é uma conquista da sociedade goiana e brasileira. “É uma universidade comprometida com a paz no mundo, já que surgiu no cenário histórico do pós-guerra. Não é com armas que construímos um país melhor, a educação sempre deve estar em primeiro lugar”, afirmou.

Fotos: Weslley Cruz