Universidade celebra 10 anos de reconhecimento pontifício

A data 8 de setembro é histórica na PUC Goiás. Há exatos 10 anos, em 2009, o Vaticano concedia à universidade um reconhecimento que confirma sua identidade eclesial e, ao mesmo tempo, sua abrangência internacional: durante visita à capital goiana, o cardeal polonês Zenon Grocholewski, então prefeito da Sagrada Congregação para Educação Católica, um dos principais colaboradores do papa emérito Bento XVI, anunciava o título de pontifícia à primeira universidade do Centro-Oeste brasileiro criada em 1959.

Reconhecida Universidade de Direito Pontifício, a então UCG se tornou a sétima instituição no Brasil com título semelhante, juntando-se à PUC SP, PUC Campinas, PUC MG, PUC Paraná, PUC RJ e PUC RS. Devido a esse reconhecimento, a instituição tem um vínculo eclesial não apenas com a igreja local, mas também, com o Vaticano.

O reconhecimento foi resultado de seis anos de processo, que incluíram mudanças, adaptações e ampliações tanto na estrutura como transformações jurídicas, com diversos questionários respondidos durante esse período.

Prestígio

Durante visita à capital goiana, o representante da Santa Sé celebrou missa inaugural da Paróquia Universitária São João Evangelista, localizada na Área 2 da instituição e recebeu, da universidade, o título de doutor honoris causa: “como primeira instituição de ensino superior no Brasil Central, a UCG promoveu grande desenvolvimento e dinamismo nesta região”, reconheceu o cardeal, durante entrevista à mídia local, na época.

Toda essa programação estava inserida na comemoração dos 50 anos da universidade que, neste ano, no próximo dia 17 de outubro, celebra com a comunidade acadêmica seu Jubileu de Diamante. Atualmente a PUC Goiás conta com 2424 funcionários docentes e administrativos e cerca de 17 mil estudantes de graduação.