Universidade capacita vereadores

A PUC Goiás, União dos Vereadores do Estado de Goiás (Uvego), Ministério Público e Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed) estão envolvidos em uma parceria que objetiva a implementação de políticas públicas nos municípios do estado de Goiás para prevenção e combate às drogas. As primeiras ações foram definidas na manhã desta sexta-feira, 9, durante reunião no Plenário da Sociedade Goiana de Cultura (SGC) e contempla a realização de cursos à distância para capacitação dos vereadores nas diferentes temáticas pertinentes à população, além da criação de observatórios para mapeamento das políticas públicas em Goiás envolvendo a temática das drogas.

Coordenador de Extensão da universidade, o prof. Leônidas Albano explica que o projeto contempla a atuação de todos os programas de educação continuada da PUC Goiás, já que outras temáticas serão trabalhadas com os vereadores , entre elas, o meio-ambiente, violência contra mulher, inclusão social, direitos humanos e idosos. O projeto terá alcance nos 246 municípios goianos por meio da atuação dos parceiros.

“Cada um tem uma função específica, mas o objetivo é fazer uma formação com todos os vereadores através de ferramentas à distância, de forma a criar conteúdos que possam ser utilizados nessas iniciativas, mas também em outras. Queremos produzir material audiovisual atemporal, para vários outros objetivos a serem atingidos”, ressalta.

O trabalho com os vereadores, de acordo com o coordenador, tem um papel estratégico, seja pela necessidade legal da criação de conselhos municipais, além da influência das câmaras em relação ao que é executado nos municípios: “os conteúdos acadêmicos precisam ser passados para os lugares de decisão. É uma função da extensão da universidade que tem uma responsabilidade de intervenção direta com os agentes que conseguem atuar e refletir”, pontua.

Presidente da Uvego, o vereador Ricardo de Oliveira, autor da iniciativa, pontua que o próximo passo da parceria será uma reunião com todos os vereadores do estado em Goiânia, com o objetivo de disseminar e incentivar o legislativo a abraçar a causa. “Vimos a necessidade de legislar não só as causas técnicas do município. Precisamos cuidar e olhar mais para o ser humano. As drogas são um mal presente em todos os municípios goianos e o número de dependentes aumenta mais. Precisamos ter grupos de enfrentamento e políticas públicas para trabalhar essa pauta”, esclarece.

Para operacionalizar a iniciativa do legislativo, a PUC entrará com a equipe técnica, que ministrará os cursos para os vereadores; o Ministério Público na parte de articulação e infraestrutura para criação do material utilizado no projeto e o Geed com a execução do termo de cooperação técnica entre os envolvidos. “A universidade poderá colaborar com tutores que ministrem aulas ou orientem rodas de diálogo e fóruns on line junto aos vereadores”, explica a coordenadora do Programa em Nome da Vida da universidade, profa. Iracema Gonzaga. Representantes dos programas de extensão da universidade também prestigiaram a reunião para fomentar as discussões e colaborar com as ações do projeto.

Fotos: Jota Junior