Universidade adquire nova tecnologia de armazenamento para computadores

A PUC Goiás adquiriu nova tecnologia para 300 módulos de uma nova tecnologia voltada para o armazenamento. O SSD (solid State drive) é considerada a evolução do disco rígido (HD). Os modelos serão instalados em máquinas da universidade. Como não possui partes móveis, o SSD é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs). 

A aquisição  dos drives, feita pela universidade, foi realizada via Divisão de Tecnologia da Informação, ligada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. Entre as vantagens está a agilidade dos drives SSD, que não possuem discos físicos ou agulhas magnéticas, sendo capaz de acessar dados em uma fração de segundo e tornar seu computador mais ágil para abrir programas e executar tarefas. 

Como não possuem partes móveis, os SSDs resolvem a limitação de velocidade dos HDs, já que realizam leituras e gravações de forma mais rápida, com dispositivos apresentando 250 MB/s na gravação e 700 MB/s na leitura. Outra diferença está no peso do módulo, que é menor em relação aos discos rígidos. O resultado é uma redução no consumo de energia e a possibilidade de trabalhar em ambientes mais quentes e em silêncio. 

Com informações da Divisão de Tecnologia da Informação

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.