Universidade acolhe estudantes do Mérito Acadêmico

Quando apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a formanda do curso de Nutrição, Thaís Priscila da Silva, tinha um motivo a mais para comemorar: além da aprovação da banca examinadora, seu filho com apenas um mês de vida estava presente no auditório, acompanhando a conquista da mãe, que conciliou os últimos meses acadêmicos com a gestação.

“Comemoramos muito o resultado, fiquei noites acordada, grávida, insisti nos estudos e vou sair com saudades. Faria tudo de novo”, relatou a graduanda, na manhã desta sexta-feira, 14, durante um momento de acolhida promovido pela Reitoria, voltado aos acadêmicos que, por motivos diversos, não puderam comparecer à solenidade de outorga do Mérito Acadêmico, concedido aos estudantes que se destacaram na graduação, no final de novembro.

O acadêmico, Lucas Moreira Assis, do curso de Engenharia de Controle e Automação; Laryssa da Silva Borges, da Psicologia e Adriane de Assis, do curso de Arquitetura e Urbanismo, também participaram da reunião e foram homenageados pela universidade. De acordo com o reitor Wolmir Amado, a homenagem é de tradição das universidades do Ocidente e reconhece o alto desempenho acadêmico no coeficiente de notas obtido durante a graduação.

“Queremos prestar essa homenagem e agregar ao histórico acadêmico essa distinção máxima e, claro, favorecer ainda mais o futuro, a carreira profissional de cada um desses acadêmicos. Por outro lado, sempre será um incentivo para os demais, para que tenham um empenho máximo e procurem desenvolver-se e dedicar-se sempre mais em seus estudos”, declarou o gestor.

Para Lucas, a graduação foi marcada por reviravoltas que colaboraram, também, para seu crescimento pessoal. “Eu entrei com a cabeça um pouco fechada, mas as interações com as pessoas me ajudaram muito. Trabalhei com grupos de pesquisa, iniciação científica, empresa júnior e fizemos juntos muitas coisas além das aulas”, afirmou o jovem, que foi prestigiado pelo diretor da Escola de Engenharia, prof. Fábio Simões e pelos integrantes da Empresa Júnior, vinculada à Escola.

A pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes Sousa, também proferiu uma palavra de incentivo aos formandos, considerando que o reconhecimento é mérito específico pelo desempenho de cada um, todavia, tem um olhar para todos os estudantes que eles representam. “Nosso país depende da juventude que vem por aí e apostamos nossas fichas em vocês”, disse.

A graduanda Laryssa, que receberá, em breve, o diploma de bacharel em Psicologia, está saindo da universidade convicta do caminho que pretende seguir: a área clínica. Ela está finalizando o estágio no Centro de Estudos, Pesquisa e Práticas Psicólogas  (Cepsi) e pôde ter a experiência com atendimentos individuais e grupais, a partir da abordagem psicodramática.

Durante cinco anos, ela abraçou todas as oportunidades e acredita que o reconhecimento da instituição abre as portas para o mundo do trabalho. “ Começamos a profissão quando ingressamos na universidade, e uma das melhores escolhas foi ter estudado aqui. A PUC oferece muitos projetos, bolsas, monitorias, voluntariado e estágios. Não foi fácil, mas valeu a pena”, relatou.

Fotos: Wagmar Alves