Universidade acolhe bolsistas do Prouni e Vestibular Social

Ingressante na PUC Goiás pelo Vestibular Social e, posteriormente, contemplada com bolsa integral do Prouni, a egressa do curso de Fonoaudiologia, Herika Rosa Silva, pôde se dedicar exclusivamente aos estudos durante a graduação. Com incentivo da família e da instituição, a jovem de 23 anos aproveitou todas as oportunidades que a universidade ofereceu para sua qualificação acadêmica e hoje colhe os frutos pelo seu esforço. Atualmente, ela atende crianças e idosos a domicílio, acompanhando pessoas com autismo, Síndrome de Down e com sequelas de AVC.

Este caminho também é resultado de escolhas feitas durante sua trajetória acadêmica, ao usufruir oportunidades oferecidas pela extensão universitária que possibilitaram uma vivência no Programa de Referência em Inclusão Social (Pris) e, também, na Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati), sendo ambas iniciativas da instituição que promovem um contato do estudante com a comunidade.

“A PUC se tornou minha segunda casa e como consegui a bolsa de 100%, me dediquei inteiramente aos estudos. Precisamos estudar não só para as provas, mas para a vida”, declarou a recém-formada, durante o Encontro de Acolhida aos Bolsistas do Prouni e Vestibular Social, realizado na manhã desta terça-feira, 26, no auditório da Área 4. O mesmo evento será realizado em outros horários, datas e locais, de forma a acolher os 1300 estudantes bolsistas matriculados neste semestre na PUC Goiás.

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana, o evento tem o propósito de promover a acolhida dos bolsistas, além de conscientizá-los sobre seus direitos e deveres. “É uma forma de integrá-los à instituição e mostrar que para a PUC Goiás eles são a realização da nossa missão institucional. Nós entendemos que nossa universidade tem uma responsabilidade social muito grande, principalmente, para as populações mais vulneráveis e, isso, claro é comprovado nesses 60 anos de história. É importante que eles se sintam confiantes e conscientes da responsabilidade que têm de estarem agora numa instituição do porte da PUC”, pontuou.

Com o foco no ingresso e permanência desses estudantes, durante a acolhida, foram socializadas informações sobre as oportunidades que podem ser usufruídas na graduação, na área do ensino, da extensão e da pesquisa. Para os alunos ingressantes, as portas abertas oferecem possibilidades para concretizar objetivos de vida. “Depois de muitos anos no Ensino Médio estou aqui realizando um sonho e, com certeza, a bolsa ajuda muito, dá a oportunidade de trilhar um caminho melhor”, relatou o calouro do curso de Enfermagem, Diego Soares, bolsista do Vestibular Social, que prestigiou o encontro.

O reitor da instituição, prof. Wolmir Amado, também deixou um recado de incentivo aos acadêmicos: “desejo boas vindas e que aproveitem este tempo propício e fecundo para seus estudos, conhecimento, trajetória e, sobretudo, para a construção do seu futuro. Que sejam anos de muito êxito, alegria, de crescimento intelectual, espiritual e que possam construir uma bela caminhada pela frente”, reforçou.

Fotos: Wagmar Alves