Universidade abre edital para aluno ouvinte e extraordinário

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) lançou nesta segunda-feira, 24, o edital 41/2017 para a seleção de aluno ouvinte e aluno extraordinário para disciplinas isoladas nos cursos de graduação da instituição. Ao todo, são 1.025 vagas em cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia com vagas ociosas para o segundo semestre de 2017. O edital o anexo com as disciplinas e vagas estão disponíveis na seção “Editais Acadêmicos” do site pucgoias.edu.br.

Para participar da seleção, o candidato deve procurar a secretaria do curso até o dia 17 de agosto e verificar se a disciplina desejada ainda está disponível, confirmando também o horário em que está disponível e o local. Existindo a vaga ociosa, o candidato preencherá requerimento solicitando as disciplinas que pretende cursar como aluno ouvinte ou aluno extraordinário. A seleção é feita posteriormente pela coordenação do curso, que irá avaliar se o candidato está apto a cursar a disciplina pretendida.

Entenda a diferença

Tanto aluno ouvinte quanto aluno extraordinário terão direito, ao final do semestre, ao histórico escolar constando as disciplinas cursadas, a carga-horária, sua média final obtida e sua situação final nas disciplinas. No entanto, os alunos dessas categorias não integram o quadro de alunos regulares e não criam vínculo com nenhum curso de graduação da universidade.

Pode se inscrever como aluno extraordinário o candidato que for portador de diploma de curso superior ou aluno regular de outra instituição de ensino superior.

Já a exigência para ser aluno ouvinte é ter concluído o Ensino Médio.

Na prática, o edital permite que alunos de outras instituições, de outros cursos ou pessoas que ainda não ingressaram no Ensino Superior tenham acesso a disciplinas específicas, agregando conhecimento acadêmico e cultural. Posteriormente, as disciplinas podem ser aproveitadas, se compatíveis, em outras instituições ou na própria PUC Goiás. Isso permite que um aluno de Engenharia em outra universidade estude Cálculo na PUC Goiás e, se aprovado, peça o aproveitamento da disciplina após sua conclusão, por exemplo.

Ou que alguém interessado por Gastronomia faça alguma disciplina do curso sem precisar ter o compromisso com toda a graduação. Neste edital o curso traz vagas para as disciplinas de Cozinha Vegetariana e Orgânica, Cozinha Asiática, Cozinha de Criação, Enogastronomia e Eventos Gastronômicos, por exemplo.

Confira aqui a lista de cursos e vagas. Informações: (62) 3946-1058.