Universidade abre 45ª Siap com conferências sobre as juventudes na academia

Após iniciar o semestre com a tradicional reunião de gestores, a PUC Goiás deu início hoje à programação da 45ª edição da Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap), que reúne semestralmente todos os professores da universidade em torno de atividades de planejamento, discussão e atualização. Na instituição, o planejamento tem ainda um gostinho especial de desafio e orgulho, com o jubileu de diamante se aproximando em outubro, quando a PUC completa seis décadas de fundação. “É um semestre que promete. É importante comemorar e estarmos lúcidos do nosso papel, do nosso pioneirismo e da nossa responsabilidade. Fazemos parte de um grupo extremamente reduzido, onde estão as universidades que compõem os 4% de instituições de ensino superior com 60 anos ou mais no Brasil”, explica a pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes Sousa.

Nesta segunda, 29, a programação correu o Teatro PUC, no Câmpus V, durante a tarde, e seguiu para os auditórios da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) e da Área 4 durante a noite, com conferências sobre o tema central desta edição: Juventudes e Universidade: sujeitos, subjetividades e protagonismos. “Esse tema é algo permanente nos nossos dias, tanto da juventude que chega a cada semestre quando das juventudes várias que por aqui se estabelecem ao longo dos tempos, nos seus diversos momentos de vida”, frisa a professora Luciana Alves Antonio Machado, coordenadora de Apoio Pedagógico (CAP) da Prograd.

Representando o reitor no primeiro evento, durante a tarde, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Milca Severino, lembrou a todos os docentes do importante papel que possuem na construção de futuro dessa juventude que frequenta a universidade em seus anos de formação, seja na graduação ou na pós-graduação. “O acolhimento dos estudantes que aqui chegam faz toda a diferença, marca seus caminhos. E não só do estudante que entra na graduação, na minha opinião, o cuidado e o zelo têm que ser o mesmo com todos”, afirma.

A programação continua nesta terça-feira, 30, com conferência para os docentes das escolas de Direito e Relações Internacionais e de Gestão e Negócios, além de reuniões de colegiado e oficinas em todas as escolas da universidade. Confira a lista completa de atividades clicando aqui.