Unati terá programação itinerante nas escolas

Uma atividade deixou ainda mais alegre o ambiente da Escola de Formação de Professores e Humanidades na manhã desta quinta-feira, 16. Alunos atendidos na Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati), acompanhados de estudantes da PUC Goiás, docentes do Programa de Gerontologia Social e da professora voluntária Milena Duarte faziam exercícios de ginástica funcional ao som de canções que marcaram a trajetória pessoal dos idosos acolhidos pelo Programa.

A ação, denominada Unati nas escolas, faz parte do Projeto Ser Velho é um Máximo e tem o objetivo de percorrer todas as escolas da instituição, mostrando aos acadêmicos da universidade as disciplinas oferecidas para os idosos, por meio das ações de extensão. A atividade foi supervisionada pela professora membro da coordenação do PGS, Raquia Rabelo, que destacou o caráter inter-geracional da iniciativa, de promover uma  aproximação entre jovens e idosos.

De acordo com a docente da disciplina de Ginástica funcional, profa. Milena Duarte, o intuito das aulas é facilitar as atividades diárias desempenhadas pelos idosos que ficam mais difíceis de serem realizadas ao longo do tempo em função da perda de massa óssea, muscular e equilíbrio. “Essa dificuldade já começa ao levantar da cama e nós trabalhamos com alongamento e fortalecimento simples. Busco o fator emocional a partir das músicas escolhidas por eles e a gente percebe como é rápido o resultado e como conseguem ter uma vida mais ativa em casa”, nota a voluntária.

Para a dona Selma Pitomba Ferreira, 67 anos, que cursa a disciplina, a melhora é visível no seu dia a dia. “Aprendi a não ficar parada, posso fazer ginástica a qualquer hora em casa e quando sinto uma dor na coluna faço os alongamentos. Temos que exercitar e isso faz muito bem para a saúde’, declara. Ela estava acompanhada da acadêmica do curso de Pedagogia, Paola Novoa, que ressaltou a importância do contato inter-geracional para sua qualificação como profissional, além de promover a cidadania.

“Essa interação só tende a acrescentar às nossas praticas pedagógicas, temos que aprender a viver em comunidade, a viver na sociedade e todo esse espaço politico e econômico que está acontecendo. O processo de ensino-aprendizagem está acontecendo neste momento e estamos aprendendo muito com eles”, observa.

Fotos: Wagmar Alves