Unati terá programação itinerante nas escolas

Uma atividade deixou ainda mais alegre o ambiente da Escola de Formação de Professores e Humanidades na manhã desta quinta-feira, 16. Alunos atendidos na Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati), acompanhados de estudantes da PUC Goiás, docentes do Programa de Gerontologia Social e da professora voluntária Milena Duarte faziam exercícios de ginástica funcional ao som de canções que marcaram a trajetória pessoal dos idosos acolhidos pelo Programa.

A ação, denominada Unati nas escolas, faz parte do Projeto Ser Velho é um Máximo e tem o objetivo de percorrer todas as escolas da instituição, mostrando aos acadêmicos da universidade as disciplinas oferecidas para os idosos, por meio das ações de extensão. A atividade foi supervisionada pela professora membro da coordenação do PGS, Raquia Rabelo, que destacou o caráter inter-geracional da iniciativa, de promover uma  aproximação entre jovens e idosos.

De acordo com a docente da disciplina de Ginástica funcional, profa. Milena Duarte, o intuito das aulas é facilitar as atividades diárias desempenhadas pelos idosos que ficam mais difíceis de serem realizadas ao longo do tempo em função da perda de massa óssea, muscular e equilíbrio. “Essa dificuldade já começa ao levantar da cama e nós trabalhamos com alongamento e fortalecimento simples. Busco o fator emocional a partir das músicas escolhidas por eles e a gente percebe como é rápido o resultado e como conseguem ter uma vida mais ativa em casa”, nota a voluntária.

Para a dona Selma Pitomba Ferreira, 67 anos, que cursa a disciplina, a melhora é visível no seu dia a dia. “Aprendi a não ficar parada, posso fazer ginástica a qualquer hora em casa e quando sinto uma dor na coluna faço os alongamentos. Temos que exercitar e isso faz muito bem para a saúde’, declara. Ela estava acompanhada da acadêmica do curso de Pedagogia, Paola Novoa, que ressaltou a importância do contato inter-geracional para sua qualificação como profissional, além de promover a cidadania.

“Essa interação só tende a acrescentar às nossas praticas pedagógicas, temos que aprender a viver em comunidade, a viver na sociedade e todo esse espaço politico e econômico que está acontecendo. O processo de ensino-aprendizagem está acontecendo neste momento e estamos aprendendo muito com eles”, observa.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.