Unati encerra semestre com tarde dançante

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) encerrou, na tarde hoje, 16, as atividades do semestre com uma edição especial do Café com o PGS – Tarde dançante intergeracional. O evento reuniu voluntários e alunos da Unati, que completou 30 anos em 2022, para uma tarde com muita música e dança.

O Café com o PGS é uma atividade realizada semanalmente pelo Programa de Gerontologia Social (PGS), que inclui bate-papo sobre as atividades realizadas e as demandas dos alunos. Para a tarde dançante, os estudantes da Unati prepararam coreografias inspiradas em desenhos animados, com o auxílio da professora Milena Azevedo, voluntária responsável por ministrar a disciplina Ginástica Funcional.

De acordo com a coordenadora do PGS, Lisa Tôrres, a disciplina voltada para estudantes 60+ trabalha toda a consciência corporal, a partir de movimentos que exigem mobilidade, equilíbrio e força muscular.

Segundo Lisa, a atividade é uma oportunidade de comemorar um ano de retorno à presencialidade. “Comemoramos um ano menos difícil do que o passado, com as coisas mais controladas, o que permitiu minimizar um pouco os efeitos da pandemia, que geraram episódios de depressão e de muito sentimento negativo com o convívio semanal aqui nos espaços da PUC e com a interação com os voluntários”, afirma.

Lisa destaca que os encontros semanais são muito importantes para os estudantes 60+, interfere na qualidade de vida e na própria capacidade funcional. “É um público disposto, que realmente vivencia o que a gente denomina de envelhecimento ativo”, diz.

O início das atividades da Unati no primeiro semestre de 2023 está previsto para o dia 1º de março, quando ocorrerá a aula inaugural. A Unati é um projeto gratuito da PUC Goiás.