Unati encerra semestre com Arraiá no Memorial do Cerrado

Em momento de celebração pela conclusão de mais um semestre, o Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás realizou na quinta-feira, 22, o Arraiá da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), na charmosa Vila Cenográfica do Memorial do Cerrado, no Câmpus II, Jardim Mariliza. Alunos, familiares, professores e voluntários participaram da festa, que contou com quadrilha e barraquinhas de comidas típicas, como pamonha, pipoca, caldos e canjica.

“Este ano a Unati da PUC Goiás completa 25 anos”, lembra a coordenadora do PGS, professora Lisa Valéria Vieira Tôrres. Para o momento, que será comemorado em novembro, planeja-se programação especial com homenagens, atividades culturais e de formação. Além do evento, o próximo semestre terá ações especiais em comemoração ao mês do idoso, em outrubro, exposições e a chegada de disciplinas fora da universidade, em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e Centros de Convivência. “Vamos descentralizar as atividades do PGS, contemplando aqueles idosos que não têm condições de ir até a Praça Universitária. Caso de idosos dependentes e semidependentes”, explica.

No semestre que se encerra, a Unati conta com 213 alunos, sendo 77% contemplados com bolsa integral. Ao todo, foram ofertadas 16 disciplinas. “Talvez a alteração estrutural mais significativa, é bom esclarecer, foi contemplar aqueles idosos que precisam de fato de ter uma atividade e da resposta socioeducativa que é a gratuidade de assistência. Para aquelas pessoas com 60 anos ou mais que tiverem renda de até um salário mínimo e meio, a garantia é de bolsa total. Aqueles que tiverem comprovação de até três salários são contemplados com uma bolsa parcial, de 50%”.

Envelhecimento ativo

Na Unati, atividades de formação como as disciplinas ofertadas, os encontros formativos, debates e eventos científicos são completados com ações culturais e com foco na ampliação da vivência ativa dos idosos, como a festa junina promovida na quinta-feira. “Eventos assim possibilitam esse investimento, de você envolver os idosos em atividades em que eles podem exercer o que conhecemos como envelhecimento ativo”, explica a professora. Para isso, ressalta ela, é importante também garantir o encontro de gerações. “Essa oportunidade de vivenciar realidades diferentes e essa troca mútua é muito enriquecedora”.

Há quatro anos na Unati, os irmãos Judith Guimarães, 69, e Jaime Guimarães, 72, dançaram juntos na quadrilha. “Estou participando de todas as festas”, lembrou Jaime. “Tudo que a gente faz, fazemos juntos. Eu adoro a Unati e nunca tinha entrado no Memorial (do Cerrado), apesar de morar perto. Estou encantada, voltei no meu tempo de menina”, contou Judith.

Na mesma mesa, o amigo que fizeram na universidade, Edson Alberto, 63, comentou o crescimento possível a partir da sua participação. “Como pessoa, participar da Unati foi tudo de bom. Aqui a gente tem pesquisa, ensino com professores atenciosos, amizade”.