Unati completa 30 anos em celebração repleta de emoção

Com um emocionado discurso proferido pela professora Lisa Valéria Torres, teve início a solenidade de comemoração dos 30 anos da Universidade Aberta à Terceira Idade, no auditório da área 6, na manhã desta sexta-feira, 18. A programação continua amanhã, contemplando homenagens, apresentações artísticas e culturais, minicursos e oficinas.

A coordenadora da Unati, professora Lisa Valéria Torres lembrou que, apesar dos transtornos enfrentados com a pandemia nos últimos dois anos, a Unati conseguiu se adaptar à realidade. “A despeito da pandemia, tivemos grandes conquistas nos últimos anos. Uma delas, é a continuidade do convênio que nós temos com a Associação Roots de Portugal, que é a maior rede de universidades abertas à terceira idade na Europa, por meio da qual conseguimos estruturar a universidade sênior virtual (USV 2.0). Apesar do retorno presencial, nós ainda temos disciplinas online”, informa. Outra grande conquista, na opinião da professora, é poder reencontrar alguns estudantes 60 + que estavam fora da Unati e retornaram para a universidade.

Ainda acerca do evento, a professora registrou que certamente será um encontro marcado por surpresas e homenagens. Dentre os homenageados, estão as famílias de alunos falecidos durante a pandemia.

Sobre projetos para o futuro, Lisa Valéria antecipou que a Unati permanecerá trabalhando com políticas públicas e projetos, além de elaborar um convênio para estruturar o laboratório do envelhecimento para 2023.

Responsável pela conferência com o tema Caminhos do envelhecimento bem-sucedido, o especialista em gerontologia e mindfullness, Ney Messias Júnior, explicou que seu objetivo na exposição é mostrar suas vulnerabilidades e potências. “Existe uma coisa muito forte em mim, que é a minha verdade. Eu não sou uma pessoa que fala o que não vive. Sou uma pessoa idosa de 61 anos, mas procuro dormir bem, me movimentar com atividades físicas, me alimento bem, não consumo substâncias tóxicas que colocam minha saúde em risco de vulnerabilidade e, principalmente, busco me relacionar bem. As questões sociais são terapêuticas na vida de qualquer pessoa. Eu não permito que relações tóxicas se aproximem de mim e procuro não ser tóxico na vida de ninguém”, enfatiza.

Estiveram presentes no evento o secretário executivo da Sociedade Goiana de Cultura (SCG) e ex-reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado; a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia de Alencar Santana; a professora Denize Bandeira; a professora Cláudia Zanini; representantes dos Conselhos Estadual e Municipal da Pessoa Idosa e o Coral Vida Ativa, Unidade Vila Nova.

Fotos: Wagmar Alves