Unati celebra 25 anos de história

Ação extensional que promove o envelhecimento ativo, a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da PUC Goiás celebrou 25 anos de história nesta sexta-feira, 1º, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6). No turno matutino, a programação foi pautada pela solenidade de abertura do evento, com a participação da Reitoria, gestores da extensão, professores, parceiros e alunos.

“O espaço acadêmico favorece a ampliação das nossas lentes culturais, o processo de aprendizagem ao longo da vida, a possibilidade de nos engajarmos numa multiplicação de culturas e olhares frente ao envelhecimento. A velhice é agenda mundial há muito tempo e o Brasil precisa reconhecer isso”, declarou a coordenadora do Programa de Gerontologia Social (PGS), profa. Lisa Torres.

Na ocasião, os participantes também visitaram a exposição fotográfica resultante do projeto Ser Velho é um Máximo, que surgiu na Jornada da Cidadania, com o intuito de trazer o conceito da beleza e da estética no âmbito da identidade. Idosos foram fotografados pelos acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da instituição, durante os dias que visitaram a Jornada, e esses registros resultaram na exposição, que a partir de 2018 será itinerante nas escolas da universidade: “o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking das cirurgias plásticas e queremos desconstruir alguns mitos sobre a velhice: trazemos, por meio desta exposição a estética da beleza reconfigurada”, analisa a coordenadora do Programa.

Reitor da PUC, o prof. Wolmir Amado prestigiou a solenidade comemorativa, destacando o pioneirismo da Unati nos últimos 25 anos: “sempre abraçou de forma pioneira causas sociais, aspectos inusitados e dimensões novas da vida que foram assumidas e potencializadas pela universidade no Centro-Oeste”, afirmou. Ao mesmo tempo, elogiou a perseverança por se reinventar ao longo do tempo, com abrangência comunitária, criatividade e sensibilidade social.

Pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia Alencar, também avaliou esse aspecto do Programa: “por um lado uma jovem universidade, mas no país que a gente vive onde as coisas têm prazo de validade é uma vitória a PUC ter conseguido manter a Unati com um programa que faz um atendimento fundamental: é um espaço de cidadania, uma interação social entre eles”, avaliou.

Livro
Na solenidade também ocorreu o pré-lançamento do livro intitulado Universidade da Terceira Idade: lugar de idoso também é na escola, de autoria dos professores Lisa Torres e Luiz Carrião. A obra, que será lançada oficialmente no próximo ano, oferece caminhos para se repensar a velhice no espaço acadêmico: “não que estejamos desconstruindo todas as questões das teorias da Atividade e do Engajamento que foram responsáveis pela construção das Unatis no mundo e, principalmente no Brasil, mas entender que a universidade é um espaço que favorece a ampliação das lentes culturais frente à velhice”, pontuou a autora.

Participação
As comemorações foram prestigiadas pelos alunos que fazem a Unati acontecer. Para a estudante Marlene Rocha de Almeida, 68, que frequenta a universidade há quatro anos, o espaço acadêmico é uma extensão de sua própria casa: “somos uma família, temos muito professores que nos orientam com muito amor e carinho, estou muito feliz”, disse. Luiza De Araújo, 64, que faz aulas de Ginástica e Hidroginástica no Câmpus II, pontua a importância da atividade física e interação social: “a gente ficava só na inércia e aqui fazemos muitas atividades, fiz um círculo novo de amizades”, avaliou. Judite Guimarães, 69, também recomenda a experiência: “ eu quero é ficar velinha aqui, minha saúde melhorou demais e é bom viver novas experiências”, pontuou.

Programação
As atividades comemorativas continuam no turno vespertino, das 14h às 17h30,  na Área 6, com disciplinas que serão ministradas por representantes das ligas acadêmicas de Geriatria, Gerontologia e Saúde do Idoso e do curso de Fonoaudiologia. Temas como prevenção de queda, desafios de memória e equilíbrio serão abordados com os participantes. Em seguida, homenagens e um bolo comemorativo encerram as comemorações do ano pelas Bodas de Prata da Unati.