Unati abre matrículas para segundo semestre

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati/PGS) da PUC Goiás está com matrículas abertas para admissão de novos alunos. Os interessados devem comparecer ao auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6) até quinta-feira, 24, no horário das 8h às 12 horas e das 14h às 17 horas e apresentar RG (já que é necessário idade mínima de 60 anos) e comprovante de renda. Neste semestre são ofertadas 350 vagas, distribuídas em 13 disciplinas.

“As oficinas envolvem várias questões que rodeiam a velhice e vão desde consciência corporal e educação física às disciplinas um pouco mais teóricas que têm um compromisso com o processo do envelhecimento”, informou a coordenadora do PGS, profa. Lisa Torres. Oficinas de Francês, Inglês, Aplicativos de Celular para Vida Cotidiana, Hidroginástica, Educação Financeira para Benefícios Previdenciários são algumas das disciplinas que serão ofertadas neste semestre à terceira idade.

A novidade será a oficina de Dança Circular que será ministrada pela professora Danielli Montenegro, que vai proporcionar aos participantes uma vivência das culturas de todos os povos, com coreografias da Armênia, Síria, Inglaterra, Alemanha e danças brasileiras: “é uma meditação em movimento, porque temos uma proposta de desenvolvimento corporal que vai além da dança. É um encontro consigo mesmo, com um poder maior que existe dentro de nós e, muitas vezes, não paramos para nos conectar com isso”, ressaltou a ministrante da nova oficina.

Independente do conteúdo, todas as disciplinas da Unati têm algo em comum: a promoção do envelhecimento ativo. “Além de promover o convívio social, impulsionam a autonomia e a independência do idoso. Isso proporciona uma ressignificação do que é ser velho. Daqui uns anos o Brasil será a sexta população mais idosa do planeta e precisamos encarar isso com naturalidade e entender como esses processos implicam na nossa vida”, complementou a profa. Lisa.

Valores
A Unati continua com o compromisso da gratuidade àqueles que não têm condições socioeconômicas de arcar com as oficinas. Terão bolsa integral (100%) os alunos que comprovarem renda individual de até um salário mínimo e meio mensais e bolsa parcial (50%) os que tiverem renda de um salário meio até três salários mínimos. Nos casos de renda superior a três salários, o investimento é de três parcelas de R$ 150. Aos que não tiverem comprovante de renda, a recomendação é que faça a retirada do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) no INSS até o dia 31 de agosto. Mais informações podem ser obtidas no telefone: 3946-1339.

Fotos: Weslley Cruz