Tríduo de São José reúne devotos na universidade

O patrono universal da Igreja Católica, padroeiro dos trabalhadores e protetor das famílias é fonte de exemplo e inspiração para seus devotos no mundo inteiro. Na PUC Goiás, o culto a São José é celebrado na forma de tríduos e novenas alusivas ao dia do santo, que é comemorado anualmente no dia 19 de março.

Veja fotos do evento

Mantendo viva na agenda acadêmica essa tradição, a Pró-Reitoria de Administração (Proad) da universidade e o Vicariato para Cultura e Educação da Arquidiocese de Goiânia abriram na tarde desta quarta-feira, 15, na Área 2, o Tríduo de São José, que reúne docentes, gestores e funcionários administrativos, até o dia 17 de março, para meditar leituras bíblicas, textos do Papa Francisco, orações e cânticos em honra ao pai adotivo de Jesus.

Pró-reitor de Administração, o prof. Daniel Barbosa ressalta que a devoção a São José está presente na universidade desde às suas origens  e continua nos dias atuais.

Exemplos dessa fé genuína são os diversos funcionários que receberam o nome do santo; a Chácara São José, que atualmente é o Câmpus II (Jardim Mariliza) e a Proad, que confiou ao provedor da Sagrada Família a missão de santo padroeiro.

Além de fazer esse resgate da devoção no âmbito institucional, o pró-reitor partilhou um testemunho pessoal de como o santo inspira sua figura paterna.

“Herdamos isso e, todo ano, temos o hábito de fazer uma homenagem a São José, pai adotivo de Jesus Cristo, que serviu para dar suporte humano à presença do Filho de Deus entre nós. É um santo que tem muito a ver com a nossa vida, principalmente, a gente que é pai e temos que cuidar dos filhos. Além de ser pai natural, sou pai adotivo e me sinto, de certo modo, São José, nesta experiência de vida que eu tenho”, relatou.

A reitora da PUC, Olga Izilda Ronchi refletiu sobre o cuidado protetor de São José na Sagrada Família e que a sua proteção se estende aos devotos que a ele recorrem em oração, incluindo a comunidade acadêmica.

“É a figura do provedor, de quem cuida da família, de quem cuidou do menino Jesus. São tão poucos os registros de São José nos evangelhos, mas o que ressalta é a fé que São José teve e a paternidade assumida do menino Jesus num ato de generosa entrega e, acima de tudo, de cuidado”, declarou.

Programação

O segundo dia do Tríduo será nesta quinta-feira, 17, às 10h30, no Câmpus II (Jardim Mariliza), e o terceiro na sexta-feira, 18, às 16 horas, no Câmpus V. A santa missa será celebrada no dia 20, próxima segunda-feira, na Capela São José, situada na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), às 11 horas.

Fotos: Weslley Cruz